O Jornalecão entrega tampinhas ao Educandário São João Batista

Arrecadação realizada junto à comunidade se transformará em recursos para tratamento de crianças e adolescentes em Ipanema

 

Há muito tempo se discute que, para evitar desperdício e prejuízo ao ambiente, o plástico não pode ser visto como apenas lixo, é preciso encará-lo como matéria-prima. Somente a partir dessa consciência, o lixo passa a ser encarado como resíduo – ou seja, ainda tem utilidade – e o seu descarte incorreto pode ser entendido como responsabilidade de quem o coloca no lugar errado.

O Projeto Social Tampinha Legal, programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, foi lançado em 2016 e incentiva o recolhimento de tampinhas para reinseri-las no ciclo de produção através da reciclagem, promovendo sustentabilidade, economia e geração de renda. As tampinhas retiradas do meio ambiente são encaminhadas às entidades assistenciais cadastradas no programa, que, então, as vendem para a indústria, onde serão reaproveitadas como matéria-prima novamente. Recentemente, passou a integrar o projeto o Programa Canudinho Legal, que visa fazer a mesma coisa com os canudos plásticos – estima-se que sejam utilizadas mais de 12 toneladas de canudinhos plásticos por mês no estado.

Uma das entidades que participa do programa e que ajuda a reunir essas tampinhas, que poderiam estar poluindo o ambiente, é o Educandário (Escola Especial e Centro de Reabilitação São João Batista), localizado na Rua Tenente-Coronel Mario Doernte, 200, no bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, que atende alunos com problemas motores e neurológicos.

Ao longo dos últimos anos, O Jornalecão tem arrecadado, junto aos seus leitores e parceiros, tampinhas plásticas e lacres de latinha para doar ao Educandário. Lá, grupos de mães se organizam para limpar e separar as tampinhas por cor, para que o Educandário possa vendê-las para a indústria. Assim, além de protegermos a natureza, também estamos ajudando o Educandário a arrecadar mais dinheiro para poder continuar atendendo seus alunos sem custos para as famílias.

A equipe de O Jornalecão agradece a todos que têm contribuído – inclusive, moradores das cidades de Cinquentenário e Tuparendi, da região noroeste do RS, que ficaram sabendo do projeto e também quiseram colaborar – coletando e enviando tampinhas à redação do jornal, assim como também fizeram muitos moradores da Zona Sul de Porto Alegre. Nosso agradecimento especial aos leitores Gelci Maria Filipim, Neli e Ailton Carvalho, José Tiago da Silva Flores, Sidnei Vidal, Jorge Moraes, João Romalino Nunes da Silva, Paulo Roberto Borges, Terezinha Lenir da Silva, Salete Coproski, Maria de Lourdes Pauli, Sueli Oliveira, Izoloir Soares, Edilene Brum, Neci Goin, Noemi e Carla Schroetter, além daqueles que fizeram doações anônimas.