Unidade de Saúde Tristeza passa a funcionar com horário estendido

Desde 11 de junho, o horário de atendimento na Unidade de Saúde Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar, 2442) passou a ser estendido até as 22h. A previsão é que sejam atendidos, em média, 50 pacientes por noite, por uma equipe de quatro médicos, um dentista, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem e um auxiliar de saúde bucal. Os casos que não puderem ser resolvidos diretamente pelos profissionais do horário noturno, serão encaminhados, na hora, para outros médicos especializados, com o paciente recebendo um ticket com o número do cartão SUS, no qual poderá consultar o andamento da requisição no site da prefeitura.

 

 

Moradores de mais de 20 bairros da Zona Sul
poderão usufruir do posto à noite

 

Das 7h às 18h, o atendimento na Unidade de Saúde Tristeza permanecerá normal, apenas para o público de referência da unidade, formado pelos moradores dos bairros da região. Entre as 18h e às 22h, o atendimento passa a ser por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, para moradores de 21 bairros da Zona Sul de Porto Alegre: Belém Novo, Belém Velho, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Nonoai, Ponta Grossa, Restinga, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição e Vila Nova.

 

 

Lei que possibilitou abertura à noite foi motivada
por cerca de 100 mil assinaturas

 

Entrega_relatorios_saude - Foto Cintia Rodrigues-CMPA

 

Esta é a terceira unidade de saúde a implementar o turno estendido, que atende a uma obrigação do Município determinada por emenda à Lei Orgânica apresentada pelo vereador Clàudio Janta. Visando à ampliação do acesso da população ao serviço de atendimento básico, fora de horário comercial, a chamada “lei dos Postos de Saúde 24 horas” teve origem num abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas, entregue pelo vereador à Câmara Municipal em 2013. Aprovada após dois turnos de votação no Legislativo, a emenda foi promulgada no final de 2016. No ano seguinte, teve início a política de ampliação do atendimento, também em funcionamento na UBS São Carlos, no bairro Agronomia, e no Centro de Saúde Modelo, na região central da cidade.