Única gaúcha presente nos 60 anos do Método Kumon relata sua viagem ao Japão

A orientadora do Kumon Ipanema, professora Helena Dutra, esteve no Japão para participar dos eventos comemorativos ao 60º aniversário do Método Kumon. A celebração aconteceu no Japão, país de origem do método de ensino, que começou a ser desenvolvido com o estudo da Matemática (hoje, no Brasil, são oferecidas também as opções de Inglês e Português). Confira o seu relato sobre a viagem ao país asiático:

“No mês de fevereiro, estive presente no Japão, como única representante dos orientadores do Rio Grande do Sul, para os eventos que celebraram os 60 anos do Método Kumon. Foram dez dias entre a viagem e a estada naquele país. O Japão é um país onde a primeira regra é sempre o respeito ao próximo. Não se vê sequer um papel no chão. Tudo muito limpo e todos sempre muito cordiais. Até as crianças sabem que é preciso manter silêncio em todos os ambientes e, por incrível que pareça, não vi uma criança fazendo barulho ou birra.

Ficamos três dias em Tóquio, onde aconteceram as palestras de orientadoras dos cinco continentes, relatando suas experiências com o método, estudos sobre a aplicação do mesmo, visita a uma unidade e homenagens aos orientadores com 30 anos ou mais de atuação no Kumon. Foi surpreendente ver que existem pessoas se dedicando a orientar alunos através do método Kumon há 30, 35, 40, 45 e até 50 anos. Tivemos ainda homenagens a personalidades japonesas que foram alunos do Kumon. Participaram dos eventos em torno de 8.600 pessoas.

No quarto dia, fomos para Osaka, cidade onde surgiu o Kumon e onde fica a matriz mundial do Kumon Instituto de Educação. Tivemos o prazer de visitar a matriz e conhecer todos os departamentos. Visitamos também o Memorial Toru Kumon, que tem sua sede na casa onde o professor Toru Kumon (criador do método) residiu com sua família durante os últimos anos de sua vida.

No último dia, pudemos conhecer um pouco mais sobre a cultura do Japão, visitando alguns templos e santuários, além de uma fábrica de saquê.

Ao fazer este breve relato, aproveito para apresentar meu reconhecimento pela oportunidade que recebi ao participar das atividades no Japão, que me ensejaram novos conhecimentos a serem compartilhados na Unidade Ipanema.”

Helena Dutra – orientadora da Unidade Ipanema