Semana do Meio Ambiente com muitas atividades e reflexões

Eventos destacam as principais preocupações da atualidade, entre as quais, as mudanças climáticas e a preservação ambiental

De 1º a 8 de junho, os porto-alegrenses debatem as questões ambientais, o que já é tradicional, a cada ano, na capital gaúcha durante a Semana do Meio Ambiente. Como de costume, a Prefeitura Municipal promove uma série de atividades, que inclui exposições, feiras, cursos, capacitações, apresentações de música e teatro, plantio, mutirão, distribuição de mudas e cartilhas e diversas outras ações, com a proposta de discutir o tema Energia é bom. Limpa é melhor ainda (confira a programação em http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/semanambiente35.pdf).

Palestras abordam preocupações dos porto-alegrenses com futuro do planeta

A Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre também é destacada em outros eventos na cidade, como na casa colaborativa Simplify POA (Avenida Bastian, 121), no bairro Menino Deus, onde movimentos e coletivos da cidade promoverão quatro palestras, de 3 a 6 de junho, sempre das 19h às 21h30. Os convidados irão abordar assuntos que implicam na necessidade de mudança de comportamento frente ao maior desafio da humanidade: crise climática global, desmatamento, poluição do ar e uso do plástico. Na segunda-feira, dia 3, Pedro Amaral Reis, do Laboratório de Climatologia da Ufrgs, apresenta “Crise Climática Global no panorama de Porto Alegre”. Na terça-feira, “Arborização em Porto Alegre” será o tema detalhado por Lígia Miranda, da ONG Todavida. Já na quarta-feira, “Uso de Canudos Descartáveis em Porto Alegre”, com Carolina Soares. No encerramento, quinta-feira, “Poluição do Ar em Porto Alegre” será o tema detalhado por Cláudia Rohden, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Urgs. Mais informações em www.facebook.com/events/2172282169730468/.

Eventos alusivos também nas escolas

As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente também acontecem nas escolas, inclusive nas da Zona Sul de Porto Alegre. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), atividades especiais marcam a data na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira (Rua Professor Francisco Mattos Terres, 40), no Jardim Urubatã, na Zona Sul de Porto Alegre. A abertura do evento está prevista para as 10h, estendendo-se até as 16h. Ao final da programação, a comunidade escolar realizará um abraço simbólico à Praça União, localizada ao lado da unidade de ensino. Estão previstas, ainda, apresentações teatrais e musicais (abertas ao público), além de atividades diversas, como: serigrafia – dentro da temática ambiental – em camisetas e panos de prato, pintura, construção de forno solar, trilha e escada de cordas e exposição do Grupo Escoteiro do Mar Seival. O evento está sendo organizado pela integração de projetos da escola – Educação Ambiental (coordenado pela professora Cynthia Tarragô), Projeto de Música (com a professora Ana Cristina Gertrich), Projeto de Robótica (com a professora Luiza Custódio) – em parceria com Instituto Venturi, EMATER, DMLU, SMAMS, Greenpeace, Movimento Preserva Zona Sul, Grupo Escoteiro do Mar Seival e grupo de Canto e Dança Kaigang da Aldeia Óré Kupri (que realizará canto, dança e pintura indígena no rosto). Informações: gestaoanisio@gmail.com e (51) 3264-1540.

Revisão do Plano de Manejo da Reserva do Lami em pauta

No dia 5 de junho (quarta-feira), às 9h, o Conselho da Reserva Biológica do Lami se reúne para debater a revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação da Zona Sul de Porto Alegre. A reunião é aberta ao público e será realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), na Avenida Carlos Gomes, 2120 – sala 111. Quem necessitar de transporte para participar do encontro pode solicitar pelo fone 3263-7910.

A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger possui quase 180 hectares de área de preservação permanente no bairro Lami. Para garantir a preservação da unidade de conservação, as visitas ao local são realizadas apenas com agendamento, exclusivamente para instituições de ensino e pesquisa. A sede da unidade de conservação localiza-se na Rua Otaviano José Pinto, s/nº. Mais informações sobre a Reserva Biológica do Lami pelo fone (51) 3258-1314.