Páscoa, alimentação e chocolate – Por Laura Morshak

Como matar a vontade de comer chocolate na páscoa?

Comendo chocolate.

O cacau é um dos principais ingredientes do chocolate e é rico em Flavanóides, o que atribui a ele propriedades antioxidantes, com efeito anti-inflamatório e vasodilatador. Dessa forma, o cacau, conciliado a uma alimentação equilibrada e saudável, pode ajudar a reduzir a agregação plaquetária e a beneficiar a saúde cardiovascular – o que o torna favorável para minimizar os riscos relacionados à pressão arterial e ao colesterol elevados. Além disso, o cacau também é rico em Triptofano, que estimula a produção de Serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) e influencia positivamente na função imunológica, na cognição e também no controle do estresse e na manutenção do humor de quem o consome.

Não tem nada de errado em comer o chocolate que você gosta, ele só vai lhe fazer mal se for comido com culpa ou sentimentos punitivos – e então o problema é outro e precisa ser trabalhado emocionalmente com a ajuda de profissionais da área da saúde.

O que você pode fazer na páscoa é buscar por chocolates que tenham um teor de cacau maior, acima de 60%, para atribuir à essa data especial também os seus benefícios. É importante lembrar que o que determina a sua saúde é o seu contexto cotidiano, e não um alimento isolado – por isso manter uma alimentação equilibrada, exercício físico e ingestão de água são fundamentais no dia a dia.

Aproveitem essa data para pensarem em quem vocês amam, mesmo que a gente não consiga estar muito próximos nesse momento. Fiquem em casa, tenham o cuidado redobrado às medidas de segurança e de higiene e feliz páscoa!

Nutricionista Laura Morshak CRN 15624
Rua Dona Laura, 333, sala 605 – Bairro Moinhos de Vento
Rua Dr. Mário Totta, 1257, sala 302 – Bairro Tristeza
Instagram @nutrimorshak – Fone e WhatsApp (51) 99544-0686


Leia mais:
Alimentação saudável
Alimentação saudável e estética corporal
Alimentação no fim do ano
Alimentação nas férias