Moradores da Região Extremo Sul de Porto Alegre reivindicam criação de instituto federal de educação, ciência e tecnologia

A comunidade da Região Extremo Sul, formada pelos bairros Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Extrema, Lami, Ponta Grossa e São Caetano, está mobilizada, desde o mês de maio, para que um instituto federal seja implantado na região. As principais motivações para a reivindicação são a distância e a dificuldade de locomoção até as regiões onde estão localizados os Institutos Federais de Porto Alegre (nos bairros Centro e Restinga). Em muitos casos, os estudantes necessitando utilizar duas ou três linhas de transporte que passam em horários muito espaçados. Assim, em função das muitas horas em deslocamento, parte dos estudantes chega a desistir dos estudos, perdendo a chance de cursar um curso gratuito de qualidade nas áreas de ensino básico, médio ou técnico profissional.

Em Porto Alegre, há cinco movimentos que demandam a instalação de um instituto federal de educação. O movimento da região Extremo Sul, denominado Movimento Escola Técnica Ponta do Sol, requer a instalação de um campus no bairro Chapéu do Sol, ao lado do condomínio Jardim das Figueiras, local considerado estratégico para alunos moradores das regiões Sul e Extremo Sul.

A Câmara Municipal de Porto Alegre conta uma Comissão Executiva da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais (FPIF), que, no dia 8 dezembro de 2023 (sexta-feira), às 19h, realizará uma audiência para a entrega do relatório final da entrega das comunidades de Porto Alegre em relação à ampliação dos institutos federais. A audiência será aberta à comunidade e a coordenação do Movimento Ponta do Sol, que faz parte da comissão e representa a comunidade do Extremo Sul na frente parlamentar, reforça a importância da participação da população, pois a presença de todos os interessados é essencial. Para o movimento, os jovens da região merecem ter acesso a um ensino básico, médio e técnico de qualidade, gratuito e perto de casa.

Mais informações com a coordenação do Movimento Escola Técnica Ponta do Sol pelo telefone (51) 99910-9710 ou pelo Instagram @movimentopontadosol e @historiasdapontagrossa.