Iniciadas obras da Unidade de Saúde Morro dos Sargentos

Previsão é de que comunidade possa ser atendida no local ainda 2019

 

Teve início no dia 6 de fevereiro a tão aguardada construção do novo prédio que irá sediar a Unidade de Saúde Morro dos Sargentos, responsável pelo atendimento dos milhares de moradores do bairro Serraria, na Zona Sul de Porto Alegre. A previsão é de oito meses de obras para edificação do prédio de mais de 300 m², que custará R$ 1,35 milhão. O local terá capacidade para uma equipe completa: dois médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde.

Se o cronograma for cumprido sem atrasos, os usuários poderão buscar atendimento no local ainda em 2019, dando fim a um drama para a população da Vila dos Sargentos, que não conta com atendimento de saúde regular no bairro há quase dois anos, desde julho de 2017, quando o antigo prédio da unidade de saúde foi interditado por questões de segurança.

Nos últimos 21 meses, quem reside no bairro Serraria e precisou ser atendido teve que se deslocar até a unidade de saúde mais próxima, no bairro Guarujá, o que se tornou um problema para pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção. Em reunião realizada em 12 de março pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal para tratar do atendimento de saúde no bairro Serraria, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, a partir de 18 de março, uma Unidade Móvel de Saúde passará a atender os moradores, todas as segundas-feiras, no local em obras onde, futuramente, será retomado o atendimento no bairro Serraria, em uma área que antes pertencia ao Exército (que a cedeu à Prefeitura para a execução da obra), nas imediações da entrada da Vila dos Sargentos.