Entidades assistenciais da Zona Sul formam rede colaborativa

Reunião realizada por O Jornalecão com a parceria do Sicredi marcou o início da parceria

Por iniciativa do jornal de bairro O Jornalecão, que circula há 35 anos na Zona Sul de Porto Alegre, foi realizada, no dia 8 de março, uma reunião com algumas entidades sem fins lucrativos atuantes na região. O principal objetivo do encontro, realizado na unidade Sicredi da Avenida Eduardo Prado, parceira da iniciativa, foi dar o pontapé inicial para a formação para uma rede colaborativa entre as entidades que trabalham com ações sociais na Zona Sul de Porto Alegre. Um dos principais encaminhamentos dos participantes foi abrir espaço para que mais entidades venham a integrar o grupo posteriormente, conforme outras instituições se interessem em participar, como forma de criar uma parceria forte e ampliar a solidariedade e fortalecer as entidades, beneficiando ainda mais a comunidade. A primeira iniciativa foi a criação de um grupo de WhatsApp que possibilite a troca de informações, para que os representantes das entidades possam interagir, trocar ideias e divulgar entre si as ações, campanhas e outras iniciativas que objetivem a captação de recursos, recebimento de doações, realização de eventos, etc.

Durante a atividade, os participantes também puderam saber mais sobre o Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi, programa que destina, anualmente, parte dos recursos da cooperativa Sicredi União Metropolitana para projetos sociais realizados nas regiões de cada uma das agências. Além disso, foram divulgadas as formas que O Jornalecão utilizará para qualificar ainda mais a divulgação das atividades das entidades Zona Sul, como forma de contribuir para que as instituições sejam mais conhecidas do público e, com isso, ampliem ainda mais a captação de recursos, o número de colaboradores e a participação da comunidade nas campanhas e ações destas entidades que são tão importantes para atender a população mais vulnerável da região.

Nesta primeira reunião, participaram as entidades Associação dos Moradores do Beco do Adelar, Educandário São João Batista, Escola Isabel Vieira, Grupo de Cristãos Amigos na Fé, Lar da Amizade, Rádio Ipanema Comunitária, Sociedade Amigos Balneário Ipanema (SABI), Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) e Unidos da Moradas da Hípica (Unimoradas). Em breve, deverá ser agendado um novo encontro, com mais entidades interessadas em participar desta rede colaborativa de assistência comunitária.