Declaração do Imposto de Renda bate à porta

O tempo para declaramos o Imposto de Renda (IR) já está correndo. Neste ano, vai de 15 de março até 31 de maio. Temos mais tempo em 2024, mas não devemos nos acomodar porque passa rápido demais. É super importante já estarmos juntando os documentos necessários, como extratos bancários, comprovantes de despesas médicas e recibos, para evitar correrias em cima da hora.

Devem declarar o IR aqueles que tiveram rendimentos tributáveis que totalizaram a partir de R$ 30.639 em 2023. Aqueles que tiverem restituição a receber devem ficar atentos a data de 31 de maio, que é quando terá início a liberação.  Depois, acontecerá a restituição de mais cinco lotes até a data de 30 de setembro. Receberão antes aqueles que têm 80 anos ou mais, seguidos dos que têm 60 anos ou mais, os deficientes e portadores de doenças graves.

Quem tiver imposto a pagar poderá reservar uma parte do valor devido para entidades assistenciais e escolher reservar 3% para fundos vinculados ao Estatuto da Criança, e mais 3% para o Fundo de apoio aos idosos. Mas só os que optarem em fazer sua declaração pelo modelo completo. Aqueles que optarem pelo modelo simplificado, não terão esta opção.

Enfim, neste ano de 2024 muitas mudanças ocorreram na declaração do Imposto de Renda. Por este motivo, a orientação de um contador é importante.