Caminho de Porto Alegre volta a ser realizado após dois anos de adiamento em função da pandemia

4ª edição do evento está marcada para domingo (24 de abril), com 21 km de caminhada entre o Centro e a Zona Sul da cidade


Depois de dois anos sem ser realizado (2020 e 2021), devido à pandemia de covid-19, o Caminho de Porto Alegre retorna para alegria dos participantes, no dia 24 de abril (domingo), com início previsto para 6h30 e conclusão por volta das 15h. O evento, que é uma caminhada espiritual e contemplativa por pontos turísticos e religiosos do Centro e da Zona Sul da Capital, pode ser experienciado por qualquer pessoa, independente de sua crença, e já faz parte do Calendário Oficial da Cidade, devendo acontecer, anualmente, no mês de abril. Neste ano, o roteiro está também incluído nos eventos especiais em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre.

O percurso tem cerca de 21 km, partindo da Catedral Metropolitana, no bairro Centro, passando por vários pontos turísticos da cidade em direção à Zona Sul, como o Teatro São Pedro, o entorno da Praça da Matriz, o Parque da Orla Moacyr Scliar, o Parque Marinha do Brasil, a Fundação Iberê Camargo, o Santuário de Schöenstatt, com os caminhantes atravessando, na Zona Sul, bairros como Vila Assunção, Tristeza, Ipanema e Espírito Santo, até chegar ao Santuário Santa Rita de Cássia, no Guarujá, que é o ponto final do percurso, onde os peregrinos poderão descansar e também almoçar.

Além do exercício, da diversão entre amigos e do passeio por pontos turísticos, os participantes poderão usar a caminhada como complementação ao Caminho de Santiago, somando quilômetros aos que já tiverem percorrido, ou que pretendam percorrer, na famosa rota que existe desde o século Xl, na Europa, e que leva a Santiago de Compostela, na Espanha. Mais informações no site.