Atingidos pela enchente podem solicitar benefícios em novembro

Desde 1º de novembro, as famílias que tiveram prejuízos com a histórica enchente de setembro e que ainda não foram cadastradas para receber os benefícios oferecidos pela Prefeitura de Porto Alegre para os afetados podem reivindicar apoio da prefeitura para solicitar a avaliação do Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário, a fim de constatar se estão enquadrados nos critérios do programa. É necessário fazer a solicitação de análise pelo telefone 156, opção 9. E, na Zona Sul, também é possível ser atendido presencialmente em dois Centros de Referência de Assistência Social: o CRAS Sul, na Avenida Guarujá, 190, e o CRAS Extremo Sul, na Rua Gumercindo Oliveira, 23, bairro Chapéu do Sol, que atendem, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os benefícios oferecidos pelo programa são a Estadia Solidária, com três parcelas mensais de R$ 700,00 (que podem ser prorrogadas por mais três), para famílias que tiveram que sair de casa em razão das enchentes; a Construção de Casas, para famílias que perderam toda a casa e ficaram desabrigadas; para Unidades de Triagem que poderão receber recursos para serem reconstruídas, no valor de até R$ 60 mil; para aquisição de utensílios domésticos e itens da linha branca, no valor de R$ 3 mil; auxílio para comerciantes, no valor de até R$ 3 mil, para a aquisição de bens relacionados à atividade econômica de estabelecimentos atingidos pelas inundações.  

A estimativa inicial é de investimento de cerca de R$ 20 milhões, por parte do Município, para minimizar os efeitos da maior enchente dos últimos 80 anos na cidade de Porto Alegre.