Abertas inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi, destinado a apoiar ações sociais

Entidades sem fins lucrativos podem apresentar seus projetos no programa da cooperativa que destina parte do resultado anual para iniciativas de desenvolvimento local

Até o dia 29 de março, estão abertas as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social da Cooperativa Sicredi Origens RS (que, além de Porto Alegre, inclui os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão). Para participar do Fundo de Desenvolvimento Social, é preciso estar associado à Cooperativa Sicredi Origens RS, ser uma entidade legalmente constituída (com Estatuto Social e CNPJ), não ter fins lucrativos e ter finalidade educacional, cultural, social, esportiva ou assistencial expressa no seu estatuto ou ato constitutivo. Após esta etapa, os inscritos passam por análise do comitê da região na qual os projetos serão implementados, sendo avaliados segundo os critérios estabelecidos pelo edital vigente. Com o aval dos associados, parte dos resultados obtidos pela Cooperativa Sicredi ao longo do ano anterior é destinada às suas regiões de atuação através de projetos que desenvolvam cultura, educação, esporte, saúde, segurança e sustentabilidade.

Para saber mais detalhes sobre as regras do edital, critérios de seleção e detalhes sobre os tipos de projetos que podem ser inscritos, acesse https://www.sicredi.com.br/coop/origensrs/noticias/programas-sociais/sicredi-origens-rs-abre-inscricoes-para-o-fundo-de-desenvolvimento-social-2024/.

O que é o Fundo de Desenvolvimento Social Sicredi?

O Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi Origens RS é desenvolvido desde 2018 e conta com a participação efetiva de associados na definição do percentual de resultados da Cooperativa a ser destinado para apoiar a sociedade e também na escolha dos projetos a serem beneficiados nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde, segurança e sustentabilidade, pois, após a pré-seleção, todos eles por uma análise do comitê de cada região onde as ações serão implementadas. Em seis anos, mais de 4 milhões de reais foram destinados a 741 projetos nos nove municípios de atuação da cooperativa Sicredi Origens RS. Somente em 2023, foram contemplados 179 projetos oriundos de entidades sem fins lucrativos e associadas da Cooperativa, totalizando um investimento de R$ 822 mil.

“O nosso associado, enquanto dono do negócio, não só destina parte do seu resultado para melhorar a qualidade de vida na sua região, como escolhe os representantes que irão participar da seleção dos projetos do Fundo de Desenvolvimento Social, quais entidades serão contempladas e o quanto de recurso será destinado para cada uma delas. Ele é o resultado desta proximidade que temos com os associados e com a sociedade, que cria laços de confiança e permite crescermos juntos”, destaca o Presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow.


Sobre o Sicredi: O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).