Uma das coisas mais difíceis neste Pais é empreender

Vou citar algumas questões que parecem simples, mas dão muita dor de cabeça, burocracia e, claro, desânimo

 

Não é novidade que abrir, manter e fechar uma empresa no Brasil é uma tarefa complexa. Há várias instâncias governamentais que realizam diferentes partes desses processos, o que os tornam mais burocráticos e custosos.

Estima-se que o empreendedor brasileiro demore 80 dias para iniciar as atividades comerciais. Em alguns países da América  do Sul, o prazo é em torno de 30 dias e, em alguns países menos corruptos e burocráticos, o prazo é em torno de menos de uma semana.

Outro ponto é a carga tributária. Segundo o relatório Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil aparece em 181º lugar no quesito pagamento de impostos, à frente apenas de Bolívia, Venezuela e alguns países africanos.

No Brasil, são gastas 1.958 horas por ano, ou cerca de 80 dias, para que uma empresa preencha os documentos necessários e pague os impostos devidos. Em um país economicamente similar, como o México, são necessárias 240 horas anuais.

Além de tudo, o acesso ao capital para o novo empreendedor é quase uma via sacra. A falta de recursos financeiros é apontada como um dos três principais desafios dos empreendedores brasileiros, segundo o estudo Desafios dos Empreendedores Brasileiros.

Não é um problema apenas de capital, mas de obstáculos para o acesso a ele – garantias, juros altos e grande quantidade de documentos e requisitos.

Mas não podemos desanimar e sim cobrar cada vez dos deputados, senadores etc… para termos um País menos burocrata e mais empreendedor.

 

Abraços e sucesso a todos!
Felipe Augusto