Zoravia Bettiol recebe homenagens pelo seu 90° aniversário

Trajetória da artista moradora do bairro foi celebrada pela população porto-alegrense

Depois de sete décadas dedicadas à arte, a artista porto-alegrense Zoravia Bettiol recebeu muitas homenagens pela passagem de seus 90 anos, ocorrida no dia 17 de dezembro. Uma intensa programação transformou o seu 90° aniversário em uma verdadeira celebração coletiva, reafirmando sua importância para a arte e a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

As comemorações tiveram início no mês anterior, em 29 de novembro, durante a Noite dos Museus, com a abertura da exposição Ainda há Esperança, na Galeria Stockinger, reunindo trabalhos de 22 artistas inspirados na obra de Zoravia. Na mesma noite, a artista foi homenageada em outros espaços culturais que integraram o circuito especial “Zoraviando pelas Galerias”, incluindo Casa Amarela, Espaço de Arte Art Hotel, Galeria 506, Galeria Espaço Cultural Duque e Plano B Cultural. Em 16 de dezembro, na véspera de seu aniversário, amigos, admiradores e representantes da comunidade cultural lotaram o Encouraçado Butikin para celebrar Zoravia em uma festa marcada pelo afeto, com direito a abraços, homenagens e o tradicional “Parabéns a Você”. Nos dias seguintes, vieram reconhecimentos institucionais: em 18 de dezembro, recebeu da Academia Rio-Grandense de Letras medalha e diploma pela Trajetória Cultural; no dia 19, foi homenageada no XVIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, no Teatro Renascença, e teve sua trajetória celebrada no documentário “Zoravia”, exibido na Cinemateca Paulo Amorim, que contou sua vida e obra.

Artista tem obra exposta na orla e mantém ateliê em Ipanema



Parte essencial desse legado está no ateliê da artista, localizado na Rua Paradiso Biacchi, 109, bairro Ipanema, onde Zoravia vive e trabalha. Mais do que espaço de criação, o local tornou-se um ponto de convivência cultural, recebendo ao longo dos anos exposições abertas ao público, visitas guiadas, rodas de conversa, encontros com artistas, atividades educativas e lançamentos de publicações. Além disso, Zoravia é a criadora da escultura “Liberdade”, uma das obras de arte instaladas na orla, nas proximidades do calçadão de Ipanema.

Instituto Cultural Zoravia Bettiol é outra contribuição para as artes

A preservação do legado da artista está a cargo do Instituto Cultural Zoravia Bettiol, que desenvolve ações voltadas à memória, à formação e à difusão cultural. Atualmente, o instituto está realizando uma campanha de financiamento coletivo, com destaque para iniciativa na plataforma Catarse, destinada à manutenção das atividades, à preservação do acervo e à realização de ações culturais abertas à comunidade. Um dos principais objetivos da campanha é a instalação de um elevador no instituto, permitindo que a própria artista, aos 90 anos, possa voltar a frequentar plenamente o espaço que leva seu nome, além de garantir acessibilidade universal para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e visitantes com deficiência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail institutozoraviabettiol@gmail.com, telefone e WhatsApp (51) 99938-3083 ou pelas redes sociais da Instituto Zoravia Bettiol.