Sicredi Origens RS:  um século de cooperação em Porto Alegre e Região Metropolitana

O ano de 2025 é muito importante para a Sicredi Origens RS, instituição financeira cooperativa, com atuação na capital e oito municípios da região metropolitana (Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Glorinha, Sapucaia do Sul e Viamão), pois, no mês de setembro, completará 100 anos. Para marcar o centenário, a cooperativa tem realizado, desde o mês de abril, eventos nestes municípios, com a presença de autoridades locais, representantes de associados, entidades, empreendedores e imprensa. Além disso, na semana de 8 a 12 de setembro, todas as agências da cooperativa estarão preparadas para receber e comemorar com os associados.

Conforme o presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, o Sicredi é um sistema, com mais de 100 cooperativas em todo o Brasil, que, atualmente, possui mais de 2.900 agências físicas e mais de 9,2 milhões de associados. Ele explica que a Sicredi Origens RS é uma delas. “O Sicredi foi fundado, em 1902, em Nova Petrópolis, no RS, pelo padre Theodor Amstad. Hoje, possui mais de 49 mil colaboradores no país e é a maior empresa do RS. A Sicredi Origens RS foi fundada em 1925, por Gaston Englert, sendo, na época, a primeira cooperativa de crédito da cidade de Porto Alegre. Temos como legado uma história marcada por laços de confiança com os nossos associados e a sociedade, que nos permitiram crescer juntos.”

Sielichow ressalta que os 100 anos da Sicredi Origens RS acontecem no Ano Internacional das Cooperativas, conforme declaração da Organização das Nações Unidas (ONU). “Tenho orgulho de dizer que, ao longo de 100 anos, a Sicredi Origens RS tem sido um verdadeiro agente de mudança. Vimos nossos associados crescerem, realizarem os seus sonhos e construírem um futuro melhor para si e suas famílias. Isso nos motiva a continuar, a cada dia, a fazer mais e melhor.”



O presidente reforça que a cooperativa tem uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras e um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados. “Temos como compromisso o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atuamos, bem como um relacionamento próximo e longevo com os associados, autoridades, entidades e empreendedores locais. Cada vez mais, as pessoas têm entendido o impacto positivo de uma cooperativa de crédito na sua região e se juntando neste movimento de cooperação.” Segundo dados da pesquisa Fipe, 2024, a presença de cooperativas de crédito nos municípios brasileiros gera benefícios locais como aumento do PIB per capita, geração de empregos, estímulo ao empreendedorismo, aumento da arrecadação tributária, entre outros. O estudo também aponta que os municípios onde têm cooperativa de crédito apresentam impactos significativos em indicadores sociais e educacionais. “O Sicredi é protagonista em investimento social nas regiões onde está presente. Em 2024, investiu mais de 1 milhão de reais por dia em projetos que fortalecem as comunidades e promovem o desenvolvimento local”, complementa o presidente.