Sicredi Origens RS e Sebrae impulsionam negócios em Porto Alegre e Região Metropolitana por meio do FAMPE

Cooperativa registra, no primeiro semestre de 2025, aumento de 100% em liberações de crédito com o apoio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, se comparado ao mesmo período do ano passado

Com reforço no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), do Sebrae, empreendedores associados da Sicredi Origens RS, instituição financeira cooperativa, estão conseguindo acessar com mais facilidade recursos voltados a investimentos, expansão e modernização de seus negócios. Nos últimos três anos mais de R$ 30 milhões de crédito foram liberados e cerca de 400 empreendedores apoiados por meio do FAMPE nos municípios de atuação da cooperativa (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão). Esta solução foi criada pelo Sebrae para atender empresas que, muitas vezes, não conseguem acesso ao crédito por falta de garantias, mesmo sendo economicamente viáveis.

Conforme o gerente de expansão da Sicredi Origens RS, Cristiano Ávila, para muitas empresas de pequeno porte, o FAMPE é o que torna possível o financiamento, pois é uma linha com garantia adicional do Fundo Garantidor do Sebrae. O empreendedor que precisa de capital de giro consegue agilizar a contratação e ter condições mais favoráveis para manter e/ou alavancar o seu negócio com segurança. “A Sicredi Origens RS oferece linha de crédito para capital de giro com prazo de até 36 meses, incluindo a carência. Sendo que, nos primeiros quatro meses, o empreendedor não paga as parcelas e os juros são diluídos nos demais vencimentos”, explica. 

O gerente ressalta que os associados interessados em mais informações sobre o FAMPE, modalidade capital de giro, devem procurar os seus gerentes nas agências físicas ou pelos canais digitais. “A perspectiva para os próximos meses é de continuar em ritmo de crescimento. Acreditamos que o FAMPE se apresenta como uma boa oportunidade para os casos em que o empreendedor não dispõe de uma garantia real para agregar na operação de crédito. O Fundo Garantidor do Sebrae torna o processo mais ágil, com taxas mais atrativas e acesso ao crédito”.

Novo espaço do Feirão de Salvados na Zona Sul é um exemplo de utilização dos recursos do FAMPE

Um dos associados da Sicredi Origens RS, na região sul de Porto Alegre, utilizou, recentemente, os recursos do FAMPE para alavancar o seu negócio. O Feirão de Salvados, associado da agência Sicredi Hípica, prevê inaugurar, ainda em julho, uma nova loja, no bairro Teresópolis. A empresa, que comercializa produtos de leilão, salvados e pontas de estoque com preços atrativos, conta com 40 colaboradores, atualmente, em Porto Alegre, e a expectativa com a inauguração da nova unidade é gerar mais 20 empregos diretos e mais outros postos de trabalho em empresas parceiras.

O empreendedor Cristiano Córdova explica que os recursos oriundos do FAMPE possibilitaram a compra de produtos em leilões para estoque com preços mais baixos, beneficiando os clientes, que poderão adquirir os itens com preços ainda mais atrativos. “Assim conseguimos comprar lotes que não teríamos como adquirir por falta de fluxo de caixa, aumentando o estoque e, com isso, oferecendo mais produtos com oportunidades melhores para o consumidor”, destaca o empresário que iniciou seu negócio como um feirão mensal, há alguns anos, e, hoje, atende o público de segunda a sábado, devido ao grande número de clientes.

Além da facilidade de aquisição de crédito necessário para o desenvolvimento do  negócio, Córdova destaca ainda o relacionamento como um dos diferenciais do  Sicredi, pois a equipe sempre o atende rapidamente quando precisa e sugere alternativas, como ocorreu no caso do FAMPE, visto que, tão logo os recursos foram disponibilizados, a modalidade foi oferecida a sua empresa porque a cooperativa sabia que seria uma forma de impulsionar seu negócio, devido a necessidade de capital de giro para o crescimento do Feirão de Salvados.

O gerente das agências Eduardo Prado e Hípica, Marco Alexandre Silva Gomes, afirma que este diferencial do Sicredi é uma das marcas da instituição financeira cooperativa. Ele destaca o constante aumento do número de agências físicas e colaboradores, bem como o aprimoramento dos canais digitais para oferecer a melhor experiência aos associados. “O Sicredi tem uma gama de soluções financeiras e não financeiras. O nosso foco é sempre esse relacionamento próximo e transparente para entender o momento de vida de cada um e apoiar na tomada de decisão. Para aqueles que preferem o atendimento presencial, olho no olho, estamos à disposição. Não é só dinheiro. É ter com quem contar”, conclui.