Sicredi Origens RS completa 100 anos

No dia 6 de setembro, a Sicredi Origens RS, primeira cooperativa de crédito de Porto Alegre, completou 100 anos. Com atuação em Porto Alegre e nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão, possui mais de 154 mil associados em 29 agências físicas e uma agência móvel.  A cooperativa integra o Sistema Sicredi. 



O Sicredi teve início em 1902, na cidade de Nova Petrópolis (RS), e, atualmente, está presente em todo o Brasil, com mais de 9 milhões de associados e 3 mil agências físicas. A instituição financeira cooperativa emprega mais de 49 mil pessoas no país, oferece uma ampla gama de soluções financeiras e não financeiras, sempre com foco no desenvolvimento das comunidades onde está inserida e, no RS, é a maior empresa.

Conforme o presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, o ano de 2025 é muito importante para a cooperativa, pois celebra um século de cooperação, confiança e compromisso com as pessoas e com o desenvolvimento das regiões onde está presente. “Temos muito orgulho da nossa história, que não é apenas de uma instituição financeira, mas sim de pessoas que acreditaram, sonharam e construíram. Ao longo da nossa trajetória, vimos nossos associados crescerem, realizarem os seus sonhos e construírem um futuro melhor para si e suas famílias.”



O presidente explica que, na época da fundação, em 1925, era uma cooperativa central e se chamava Central das Caixas Rurais, cujo fundador foi Gaston Englert. “O nosso primeiro presidente, Gaston Englert, foi um homem voltado à coletividade. Caixeiro viajante na juventude, ele integrava uma série de iniciativas da sociedade civil, tendo presidido a Associação Leopoldina Juvenil e integrado a diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre, o Sindicato do Arroz e a União Popular do Rio Grande do Sul. Em 1946, tornou-se deputado federal constituinte pelo RS, tendo sido o parlamentar mais votado. Em 1947, após a promulgação da Constituição, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.”

A sede da Central de Caixas Rurais funcionou em diversos endereços do Centro de Porto Alegre. Em 1926, no número 52 da Voluntários da Pátria; em 1927, no número 282 da mesma via, principal local de comércio da capital naquela década e onde estavam localizados os principais estabelecimentos e fábricas dos descendentes germânicos. Entre 1928 e 1930, a Central funcionou no número 155 da Praça Visconde do Rio Branco, que depois foi rebatizada de Praça Rui Barbosa e onde, atualmente, funciona o centro comercial POP Center.



Em junho de 1930, a Central foi transferida para Rua Uruguai, no edifício Bier & Ullmann, no entorno do Largo da Prefeitura Municipal. No térreo do prédio, um dos mais imponentes e altos no centro da capital daquela época. Em 1950, foi transferida para um edifício contíguo, no qual a Central havia adquirido salas. Por mudanças legais, a cooperativa mudou a sua forma de atuação de central para uma cooperativa singular. Em 1967, a tradicional Cooperativa Central das Caixas Rurais (COOPERSUL) passa a ser Cooperativa de Crédito Sul Riograndense Ltda para “tipo Luzzatti”, que tem como principal característica a livre adesão de associados.



O ingresso ao Sistema Sicredi aconteceu no ano de 1997 e a cooperativa passou a se chamar Metrópolis RS.  Em 2004, ocorreu a fundação da Sicredi Empreendedores RS, uma iniciativa de diversas entidades representativas, que culminou com a unificação das duas e a cooperativa passando a denominar-se Sicredi União Metropolitana RS. Ao revisitar a sua história em 2023, a cooperativa mudou o nome para Sicredi Origens RS, escolhido juntamente com os associados com o objetivo de retratar as conquistas e desafios ao longo do último século. “Essa trajetória é o exemplo vivo de que, quando unimos forças, somos capazes de multiplicar resultados e ampliar horizontes”, ressalta Sielichow.

Para marcar o centenário, a Sicredi Origens RS realizou, desde o mês de abril, almoços comemorativos para associados e sociedade em todos os municípios onde está presente. O último acontecerá na próxima segunda, 08 de setembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Além disso, na semana de 8 a 12, as agências estarão preparadas para receber os associados e comemorar com eles.

Os laços de confiança que a cooperativa conquistou ao longo dos anos, bem como a valorização da educação e o protagonismo em investimento social a tornam cada vez mais próxima dos associados e da sociedade.  Neste ano, a instituição financeira cooperativa também recebeu homenagens das câmaras de vereadores da região metropolitana. Em Porto Alegre, a Câmara de Vereadores entregará uma moção honrosa no dia 29 de setembro. Na Assembleia Legislativa do RS, a homenagem ocorrerá durante o Grande Expediente do dia 16 de setembro, às 14h.  “Em todos os momentos, tivemos um relacionamento de confiança com os associados e a sociedade.  Da mesma forma com as gestões municipais e entidades locais, pois temos em comum o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das pessoas e dos negócios.”