No dia 10 de maio, O Jornalecão completa 38 anos de história, marca que deve ser comemorada por toda a comunidade da Zona Sul de Porto Alegre, pois o periódico é o jornal de bairro com mais tempo de circulação na capital gaúcha. Uma conquista que é de todos os que, de uma forma ou de outra, colaboraram para que o porta-voz da Zona Sul prosseguisse em sua missão de informar a população e cooperar com o desenvolvimento da região e o registro da história local.
Foi no longínquo 10 de maio de 1987, um Dia das Mães, data simbolicamente escolhida pelos criadores do jornal, que O Jornalecão começou sua trajetória, nos primeiros meses com o nome de Diário da Oiampi, pois, naquela época, a intenção era circular apenas na rua Oiampi, no bairro Guarujá, vendendo exemplares para os vizinhos e amigos, com o objetivo de arrecadar recursos para serem utilizados nas despesas de melhorias no campinho de futebol que as crianças haviam criado há seis meses, em um terreno baldio. A partir de uma ideia surgida 15 dias antes, com Gustavo Cruz da Silveira e Cristian Stein Borges, com apenas 11 anos de idade, o “projeto” tomou forma rapidamente. Logo nos primeiros dias, os irmãos de cada um deles, Guilherme Cruz da Silveira e Denis Stein Borges, ambos com 9 anos, foram convidados a fazer parte da equipe de fundadores e o quarteto começou a produzir a primeira edição, ao mesmo tempo em que começou a buscar apoios. A recepção foi muito positiva, com pais, mães, familiares, amigos e vizinhos apoiando o projeto desde o início, produzindo também material como colaboração, ajudando a imprimir as fotocópias e comprando os exemplares.
Este apoio da comunidade, que vem desde antes do lançamento do primeiro exemplar, com certeza é o maior segredo do sucesso de O Jornalecão. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas somaram-se aos esforços para que a região contasse com um jornal de bairro. Vizinhos e parceiros que deram aquela força fundamental que a equipe de produção sempre precisou para levar O Jornalecão a perseverar e ser, atualmente, uma referência entre os jornais de bairro da capital gaúcha ao longo de quase quatro décadas. E, neste ano comemorativo do 38° aniversário, além de muitos produtos e serviços associados à marca O Jornalecão que já são tradição na Zona Sul, trazendo muitas novidades.
Jornal de bairro mais antigo em circulação em Porto Alegre apresenta novos produtos e serviços durante o ano
Com o passar das décadas, O Jornalecão deixou de ser apenas um jornal de bairro da Zona Sul para se tornar uma referência no lançamento de outros produtos e também na execução de serviços. Confira os lançamentos e atividades previstos para os próximos 12 meses:
Calendário do 2° Semestre de 2025
Primeiro produto da marca O Jornalecão, que será lançado em junho, em comemoração ao 38° aniversário do jornal, o Calendário de parede do 2° semestre de 2025 será distribuído gratuitamente para os moradores da Zona Sul de Porto Alegre, com a parceria de empresários e profissionais liberais. Seguindo o modelo de sucesso do calendário anual, o Calendário semestral será entregue pelos anunciantes aos seus clientes.
Revista Alan Bari e a Turma do Guaíba

O peixinho Alan Bari, o jacaré Croco do Guaíba (mascote de O Jornalecão) e seus amigos da fauna local continuam sua missão pela preservação das águas do Guaíba. Na décima edição da revista, com lançamento previsto para outubro, a grande inundação de 2024 será o tema de uma edição especial. Também com a parceria de empresas e profissionais da região, 5 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente para o público infanto-juvenil. Além disso, os interessados também podem adquirir o livro “Alan Bari e a Turma do Guaíba”, que deu origem à revista e está à venda, com reservas pelo telefone e WhatsApp (51) 99328-9231.
Calendários 2026

O tradicional calendário anual produzido pelo jornal O Jornalecão com a parceria de empresários e profissionais da Zona Sul de Porto Alegre é distribuído gratuitamente para a comunidade no mês de dezembro. Para garantir o seu, basta solicitar o exemplar em um dos mais 50 pontos de distribuição, anunciantes que colaboram para que mais de 10 mil unidades sejam entregues sem custo para os seus clientes e vizinhos da região.
Pôsteres dos finalistas e do campeão do Campeonato Gaúcho 2026

Com previsão de publicação em março de 2026, O Jornalecão lançará, em sua edição, pôsteres das equipes finalistas do Campeonato Gaúcho de futebol, assim como ocorreu neste ano. Os exemplares da edição com as equipes que decidirão o Gauchão do próximo ano poderão ser adquiridos gratuitamente em um dos pontos de distribuição do jornal.
E, na edição seguinte, de abril de 2026, está prevista a publicação do pôster do campeão, também com distribuição gratuita.
Tabela da Copa do Mundo e pôster da Seleção Brasileira

Como já é tradição a cada quatro anos, O Jornalecão lançará em abril de 2026 a tabela da Copa do Mundo de futebol, com todos os jogos, datas e horários, possibilitando acompanhar toda a competição e torcer pelo Brasil. A distribuição será gratuita, nos endereços dos parceiros anunciantes.
Antes do início da competição, O Jornalecão também publicará, na edição de junho de 2026, um pôster da Seleção Brasileira, com todos os jogadores convocados e a comissão técnica.
Outros produtos e serviços oferecidos por O Jornalecão:
Venda de papel para pets
Adequado para animais de estimação como cães, gatos, pássaros e roedores, o papel para pets pode ser adquirido diretamente com O Jornalecão, com reservas pelo telefone e WhatsApp (51) 98403-6513 ou diretamente em um dos pontos de venda parceiros.
Arte-final e impressão de materiais gráficos
Entre os serviços oferecidos por O Jornalecão atualmente, está a criação de artes que podem ser utilizadas para impressão de materiais gráficos ou divulgações na internet. Além disso, a impressão de materiais gráficos diversos (como cartões de visita, panfletos, folders, banners, etc) também pode ser feita com a equipe do jornal, com garantia de qualidade e confiabilidade.
Coberturas jornalísticas, fotografias e filmagens
Quem precisa de serviços jornalísticos, cobertura de eventos, fotografias e filmagens também encontra em O Jornalecão um grande parceiro. Serviços diversos da área de comunicação, como elaboração e revisão de textos, fotografias, filmagens e produção de vídeos são algumas das opções oferecidas, que podem ser utilizadas para inaugurações de lojas, eventos ou, até mesmo, para diversas outras atividades importantes, sejam elas comerciais, familiares, etc.
Site e rede social do jornal ampliam e aceleram a publicação de conteúdo
Além dos exemplares distribuídos gratuitamente por O Jornalecão, todas as edições mensais ganham uma edição virtual, que fica permanentemente acessível pelo endereço eletrônico www.jornalecao.com.br, onde também é possível ler conteúdos que não estão nas edições impressas e textos mais completos, que foram publicados de forma resumida no jornal. Além disso, a rede social também é uma forma de aproximação com o leitor, com a publicação de postagens no Facebook.
Edição de livros
Como editora com mais de 30 anos de atividade, a GCS Editora, empresa responsável pela publicação de O Jornalecão, também oportuniza a edição de livros a autores diversos, facilitando a publicação dos exemplares. Este serviço pode incluir toda a produção da obra ou parte dos serviços em que o autor necessite de parceiros para lançar a sua publicação.