Um chamado à reflexão e ao cuidado emocional é o que propõe o movimento Janeiro Branco, campanha global de conscientização sobre saúde mental criada no Brasil em 2014 e que ganha mais força a cada ano. Em Porto Alegre, uma série de ações voltadas à prevenção, acolhimento e promoção do bem-estar psicológico fazem parte da programação de 2026, cujo slogan é “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, propondo que a desaceleração, os encontros comunitários e o diálogo aberto sejam partes do cuidado com a mente, especialmente diante de desafios emocionais crescentes.
Especialistas destacam que colocar a saúde mental em evidência logo no início do ano ajuda a estabelecer hábitos saudáveis, favorece relações mais equilibradas e estimula as políticas públicas voltadas ao bem-estar coletivo. Essas ações ganham mais urgência e relevância, especialmente em tempos em que ansiedade, depressão e outros transtornos têm aumentado em diversas faixas etárias.
A campanha, que tradicionalmente utiliza o mês de janeiro por ser um período de recomeços e definição de metas, enfatiza a importância da saúde mental como um eixo fundamental da qualidade de vida e da convivência social. A cor branca remete simbolicamente a uma “folha em branco”, representando um convite para que a sociedade – e cada indivíduo – possa pensar, escrever e reescrever suas histórias com mais consciência, equilíbrio e humanidade.
Na capital gaúcha, o início do mês de conscientização foi marcado, logo no dia 4 de janeiro, no Parque Farroupilha, pela realização da 5ª Caminhada do Janeiro Branco. A mobilização reuniu representantes da sociedade civil, profissionais de saúde, membros da comunidade médica e da população, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do cuidado emocional e reforçar a busca por apoio profissional quando necessário. O evento, que vestiu Porto Alegre de branco em um gesto simbólico de apoio à causa, foi promovido pela Frente Parlamentar da Promoção da Saúde Mental da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino, com apoio de entidades como a Associação Médica do Rio Grande do Sul.
