Os contribuintes de Porto Alegre que pretendem economizar no pagamento do IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) podem fazer o pagamento à vista até 9 de fevereiro, garantindo um desconto de 5% a 11%. A redução automática de 5% no valor é garantida com a antecipação na quitação, mas o percentual pode aumentar em 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que não possuírem dívidas com a prefeitura e mais um desconto de até 3% dependendo do número de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFSEs) emitidas para o CPF do titular do imóvel em um período de 12 meses.
Já quem optar por pagar o imposto de forma parcelada, poderá efetuar o pagamento em dez vezes, sem desconto, com a primeira parcela com vencimento para 10 de março.
Para emitir guias de pagamento do IPTU, basta fazer o pedido do(s) documento(s) em https://prefeitura.poa.br/smf/iptu, no WhatsApp (51) 3433-0156 ou, ainda, no aplicativo 156+POA. É necessário fornecer a inscrição do imóvel e CPF ou CNPJ do proprietário. Quem não souber a inscrição do imóvel pode fazer a pesquisa pelo link https://siat-web.procempa.com.br/inscricao-imobiliario/guia-iptu.
