Homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes mobilizam fiéis em Porto Alegre e Viamão pela 151ª vez

No início de fevereiro, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes mobiliza fiéis de diversas cidades e, em Porto Alegre e Viamão, dos municípios banhados pelo Guaíba, não é diferente. As celebrações religiosas, que nas duas cidades marcam a 151ª edição, terão seu ponto alto em Porto Alegre, no dia 2 de fevereiro e, em Itapuã, distrito de Viamão mais próximo da Zona Sul da capital, no dia 8 de fevereiro. As programações reúnem missas, procissões terrestres e fluviais, momentos de oração e atividades comunitárias.

Em Porto Alegre, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é considerada a maior manifestação religiosa da cidade, inclusive com a data sendo feriado municipal. A programação teve início no dia 18 de janeiro, com novenas e missas preparatórias, e culmina na segunda-feira, 2 de fevereiro, data dedicada à padroeira, quando as atividades começam logo pela manhã. Às 7h, ocorre a missa de abertura no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. Após a celebração, os fiéis caminham pelas ruas da cidade levando a imagem da santa até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na tradicional procissão terrestre. Ao longo do dia, serão celebradas missas em horários diversos no santuário – 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h -. A programação se encerra com a entronização da imagem de Nossa Senhora de Navegantes, reunindo milhares de devotos em um momento de forte expressão religiosa.

Já no distrito de Itapuã, em Viamão, a comunidade celebrará a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no dia 8 de fevereiro (domingo), com uma programação que combina espiritualidade, tradição e confraternização. As atividades têm início às 8h30, com oração na Praia dos Passarinhos. Às 9h, ocorre a procissão motorizada, seguida, às 10h, pela procissão fluvial. A missa campal em frente à Paróquia São João Paulo II está marcada para as 10h30. A programação inclui, ainda, almoço comunitário no salão paroquial. Durante a tarde, às 14h, acontece a domingueira ao vivo, com música e integração da comunidade. O encerramento das festividades deve ocorrer no início da noite, com a procissão por terra, às 18h, seguida da entronização da imagem da santa, às 18h30. Antes da data principal, a paróquia promove o tríduo preparatório, sempre às 19h, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. Também no dia 6, após a missa, ocorre a tradicional Noite do Pastel, como parte da programação social.