Escolas infantis inacabadas da Zona Sul terão obras retomadas

Ordem de início da reconstrução da Escola Municipal de Educação Infantil Moradas da Hípica foi assinada no dia 25 de novembro

Após dez anos de abandono e deterioração, a construção da escola municipal de educação infantil do bairro Hípica está sendo, finalmente, reiniciada. A assinatura da Ordem de Início da Retomada da Obra de Construção da Escola Municipal de Educação Infantil Moradas da Hípica, efetivada pelo prefeito Sebastião Melo no dia 25 de novembro, atende demanda antiga da comunidade, que reivindica há uma década uma solução para a construção que chegou a ser inaugurada pelo então prefeito José Fortunati, em 2015, mas acabou sendo abandonada sem nunca entrar em operação. Atualmente, o prédio encontra-se deteriorado e necessitará de reconstrução antes de poder ser utilizado para atendimento de crianças da região.

Mais três creches públicas da região também serão finalizadas

Além da EMEI Moradas da Hípica, outras três escolas municipais da Zona Sul de Porto Alegre terão obras retomadas: Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Urubatã, na Aberta dos Morros; Escola Municipal de Educação Infantil Clara Nunes, no bairro Lageado; e Escola Municipal de Educação Infantil Loteamento Ana Paula, na Restinga. 

As quatro escolas da região estão entre as sete unidades de ensino inacabadas de Porto Alegre que estão com obras paralisadas há cerca de dez anos. O investimento necessário para recuperá-las é de, aproximadamente, R$ 115 milhões (78% do recurso oriundos dos caixas da prefeitura e 22% provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE).

A retomada das obras tornou-se possível após a repactuação dos contratos entre a Prefeitura e o Governo Federal, pois as escolas faziam parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e estavam abandonadas devido à falta de repasses de verbas federais ou problemas com as construtoras.