Por mais equipamentos tecnológicos de segurança que o condomínio tiver, ele não estará seguro se os moradores e os funcionários não seguirem esses passos básicos de segurança. E lembre-se: é dos pequenos momentos que os bandidos se aproveitam para invadir sua privacidade.
• Esperar os portões eletrônicos serem fechados antes de entrar ou sair com o carro;
 • Permitir que o porteiro ligue a cada visita;
 • Não dar a chave a outras pessoas;
 • Deixar luzes acessas à noite;
 • Não deixar que entre uma pessoa que se diz amiga ou parente de seu vizinho, pois você não sabe se é verdade;
 • Não permitir a entrada de entregadores. Eles devem deixar a encomenda na portaria, que deve ser retirada pelo morador;
 • Moradores e funcionários devem observar as proximidades antes de abrir os portões para evitar que pessoas suspeitas se aproveitem desse momento e entrem;
 • Árvores, lixeiras e outros obstáculos próximos a muros e cercas diminuem a segurança ao servirem de degrau;
 • Muros altos são mais eficazes para impedir a visualização da rotina interna dos moradores;
 • As guaritas dos porteiros devem ser seguras e isoladas, nunca com acesso direto da rua. E todos os portões devem estar visíveis dela.

Comandante Nádia
Vereadora de Porto Alegre
