Em um total de 23 plenárias temáticas e regionais, população definirá as prioridades para investimento, elegerá os conselheiros e definirá o número de delegados representantes das entidades
A população da capital gaúcha está convidada a participar das Assembleias do Orçamento Participativo, processo que objetiva aumentar a participação popular na gestão pública, permitindo que a população participe diretamente na definição das prioridades para investimentos. Esta etapa de eleição do processo democrático de participação popular se inicia com as Assembleias Temáticas, que serão realizadas na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), com início às 19h: Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho (7 de julho); Cultura e Juventude (8 de julho); Saúde e Assistência Social (9 de julho); Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental (10 de julho); Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana (14 de julho); Esporte, Educação e Lazer (15 de julho). Nestas primeiras assembleias, todos os cidadãos podem indicar suas entidades de preferência e votar em todas as assembleias temáticas, ao fazer o cadastramento na entrada, apresentando documento de identificação.
Já a partir de 16 de julho, serão realizadas as Assembleias Regionais, em 17 regiões do Orçamento Participativo (OP), nas quais os porto-alegrenses podem participar de todas as que desejarem, indicando voto para as entidades poderem indicar delegados posteriormente, mas terão de escolher apenas uma delas para votar na eleição de conselheiros e na escolha das áreas prioritárias para investimento em cada região. Em cada uma das assembleias, ao fazerem o credenciamento escolhendo uma entidade (que pode ser associação, comissão de moradores, grupo, coletivo, etc.), cada dez pessoas que indicarem a mesma denominação garantem o direito de indicação de um delegado e um suplente para participação no próximo ciclo do OP, que se iniciará em 2026.
Além de votar, lideranças previamente inscritas poderão manifestar suas opiniões e as autoridades do Município presentes esclarecerão os questionamentos dos participantes. Quem não participar presencialmente poderá assistir a transmissão das assembleias, ao vivo ou posteriormente, pelo canal da Prefeitura no YouTube. Para saber mais sobre o Orçamento Participativo (OP), acesse prefeitura.poa.br/smgov/orcamento-participativo .
Confira as datas, horários e locais das Assembleias do Orçamento Participativo na Zona Sul de Porto Alegre:
Região Sul
17 de julho (quinta-feira) – 19h
Local: Zaffari Ipanema – Av. Juca Batista, 925 – Ipanema
Bairros: Aberta dos Morros, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.
Região Extremo Sul
23 de julho (quarta-feira) – 19h
Local: CTG Lanceiros da Zona Sul – R. Olávio José de Souza, 469 – Belém Novo
Bairros: Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Extrema, Lageado, Lami, Ponta Grossa e São Caetano.
Região Cruzeiro
24 de julho (quinta-feira) – 19h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro Da Silva – Av. Capivari, 1999 – Santa Tereza
Bairros: Medianeira e Santa Tereza.
Região Cristal
28 de julho (segunda-feira) – 19h
Local: Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli – R. Butuí, 221 – Cristal
Bairro: Cristal.
Região Glória
31 de julho (quinta-feira) – 19h
Local: Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco, 103 – Glória.
Bairro: Belém Velho, Cascata e Glória.
Região Centro-Sul
5 de agosto (terça-feira) – 19h
Local: CECOPAM – R. Arroio Grande, 50 – Cavalhada
Bairros: Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Vila Nova.
Região Restinga
11 de agosto (terça-feira) – 19h
Local: Escola de Samba Estado Maior da Restinga – Av. João Antônio Silveira, Esq. c/ Av. Vereador Milton Pozzolo de Oliveira – Restinga
Bairros: Restinga e Pitinga.