Quem Somos


O Jornalecão, jornal de bairro mais antigo em circulação na Zona Sul de Porto Alegre, teve sua fundação no dia 10 de maio de 1987, inicialmente com o nome “Diário da Oiampi”, como iniciativa de dois meninos, aos 11 anos de idade, que buscavam arrecadar fundos para arrumar um campo de futebol no bairro Guarujá (Cristian Stein Borges e Gustavo Cruz da Silveira). O apoio dos familiares e vizinhos fez com que o primeiro jornal, feito de modo totalmente artesanal, tivesse todas as cópias vendidas no primeiro dia, estimulando o lançamento de outras edições. Desde o início, o apoio da comunidade foi o alicerce principal sobre o qual O Jornalecão baseou seu crescimento e, para atender melhor o número cada vez maior de leitores e parceiros, se tornou necessária a sua profissionalização: em 1993, o jornal passou a ser impresso em gráfica; em 1994, a GCS Editora foi formalizada e, em 2000, o editor Gustavo Cruz formou-se em Jornalismo. Desde então, mais de 2 milhões de exemplares já foram distribuídos e mais de 20 bairros são atendidos mensalmente.

Hoje, O Jornalecão é o jornal de bairro mais antigo em circulação na Zona Sul de Porto Alegre e está consolidado como porta-voz para relatar, registrar, produzir e repercutir os assuntos do interesse da comunidade local, levando em conta sempre a valorização da história da região e dos personagens locais, assim como a promoção de aspectos culturais, socioambientais e comerciais da Zona Sul de Porto Alegre, com produtos especialmente criados para atender a região.

Atualmente, a equipe é formada por:


Adília Cruz da Silveira: Nascida em Canoas (RS), pedagoga pela UFRGS com mais de 30 anos de Magistério, incentiva e apoia o jornal desde o início.

Guilherme Cruz da Silveira: Nascido em 1978, natural de Porto Alegre, Guilherme é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IPA, 2010). Atua nas áreas de diagramação, internet, arte-final, cobrança, gestão, administração, atendimento e distribuição.

Gustavo Cruz da Silveira: Jornalista formado pela PUCRS em 2000, Gustavo atua nas áreas de edição, redação, revisão, fotografia, comercial e administrativa há mais de 30 anos.

Jean Pierre Corseuil: Porto-alegrense, nascido em 1979, Jean é cartunista e pedagogo (UFRGS, 2010), autor de mais de 30 livros infantis e criador da Turma do Guaíba. Atua nas áreas de conteúdo, edição, arte-final, diagramação, distribuição e gestão.

Valtor José Rodrigues da Silveira: Porto-alegrense, colaborador desde o início da publicação de O Jornalecão. Atua na distribuição do jornal.