Dica da Bilica – Chás que combatem tosses e resfriados

No inverno as gripes e resfriados são mais frequentes. Uma forma natural e eficaz de tratá-los são os chás, que ajudam a reforçar a imunidade, pois as plantas possuem fitoterápicos que agem em nosso organismo.

A coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio RS, Juliana Gonçalves é especialista em fitoterápicos e nos dá estas dicas.

Os chás abaixo são antioxidantes e agem na imunidade, na prevenção e no combate às doenças respiratórias. O ideal é consumir o chá com a planta in natura, fresca ou seca, e consumi-lo no mesmo dia de preparo, para melhor aproveitamento de suas propriedades.


GENGIBRE – com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias pode auxiliar nas tosses, resfriados e dores de garganta.




EUCALIPTO – tem um óleo essencial que ajuda a controlar a tosse, pois é expectorante, fluidificante, e antisséptico da secreção brônquica.



MALVA – suas folhas e flores são indicadas para tosse e doenças inflamatórias.






GUACO – tem ação antitussígena e broncodilatadora.






ALHO – possui propriedades expectorantes que atuam diretamente na respiração.






Todas as plantas têm fitoquímicos que agem no organismo, por isso devemos consumi-las com moderação, nos momentos que se fazem necessários.

As plantas são nossas aliadas nos momentos de fragilidade da saúde, mas os chás sozinhos não podem responder pela nossa imunidade, porque a saúde deve ser cuidada de forma integral, incluindo cuidados com a boa alimentação, exercícios e horas suficientes de sono.

Saiba mais sobre as Escolas Estácio em Porto Alegre: Rua Marechal Floriano, 626. Centro. Fone (51) 3214-1111 e na Zona Sul, na Av. Edgar Pires de Castro, 1939 – Aberta dos Morros. Fone (51) 3346-4976.


Veja mais Dicas da Bilica:
Sopinhas cremosas para aquecer o corpo no frio
Receitas de chocolate quente
Dicas de inverno