Obras para alargamento da avenida Eduardo Prado têm início

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) iniciou, no dia 21 de julho, as obras de alargamento da avenida Eduardo Prado, uma das principais vias da Zona Sul de Porto Alegre. As obras acontecem em 1.800 metros de extensão, entre a rótula da Avenida Monte Cristo e a Avenida Juca Batista, e devem criar mais uma faixa de rolamento no sentido Centro-bairro, visando desafogar o trânsito da região e integrando parte da recuperação estrutural que também inclui o trajeto entre as avenidas da Cavalhada e Monte Cristo, onde a requalificação asfáltica acontece nos dois sentidos, porém sem a necessidade de alargamento.

Para realizar o alargamento da Avenida Eduardo Prado, o canteiro central será estreitado, tornando necessário que a empresa responsável pelo serviço remova árvores que, atualmente, se encontram sobre o canteiro do trecho, mas, conforme a lei complementar nº 7572/2015, a retirada destes vegetais deve ser compensada, com plantio de árvores jovens de espécies nativas adequadas para a via, respeitando-se a compatibilidade com os elementos urbanos, como sinalização de trânsito e redes subterrâneas. Durante as obras, o trânsito na via deve ficar em meia-pista nos trechos em que as equipes estiverem trabalhando.

Além do alargamento da via, o projeto da Prefeitura para a recuperação estrutural da Eduardo Prado prevê a colocação de 11 placas de concreto – um material mais resistente para veículos pesados, como é o caso dos ônibus – em paradas de ônibus, das quais quatro delas já estão instaladas.