Colégio Odila Gay da Fonseca tem mês de junho com atividades diferenciadas

Em junho, o Colégio Odila Gay da Fonseca teve um mês movimentado, com duas atividades que não apenas encheram os olhos dos alunos como, também, os fez olharem para cima – tanto metafórica quanto literalmente: primeiro com a visita do Planetário Itinerante e, depois, com a oficina “As vantagens de permanecer na escola”. Enquanto a primeira atividade fez os alunos olharem para o céu e entenderem um pouco mais sobre o universo que abriga o nosso e outros planetas, a segunda os fez perceber a necessidade de investir no presente para ter um futuro melhor.

O Planetário Itinerante da UFRGS é constituído por equipamentos portáteis e uma cúpula inflável onde se realizam sessões para até 50 pessoas com tempo médio de 30 minutos, com o propósito de difundir, ampliar e aprimorar a ciência e o conhecimento. A iniciativa faz parte das atividades do Projeto do Instituto de Física (IF) da UFRGS Estrelas do Sul, que conta com a colaboração do Planetário Prof. José Baptista Pereira, do Observatório Astronômico e do Museu da UFRGS. Os programas de extensão do IF (Observatório Educativo Itinerante (ciência móvel) e Aventureiros do Universo) implementarão as atividades que envolvem desde sessões do Planetário Digital Itinerante, exposições guiadas, oficinas e rodas de conversa, até observação com telescópios.

Já com a oficina “As vantagens de Permanecer na Escola”, promovido pela Junior Achievement, uma organização social incentivadora de jovens de atuação mundial, foram apresentados os benefícios dos estudos aos alunos através de cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de cinco períodos de 45 minutos consecutivos (um turno). Totalmente sem custos para a escola ou para os alunos, a oficina “As Vantagens de Permanecer na Escola” é apresentado por voluntários com vivência de negócios, treinados pela organização Junior Achievement.    

Além de tudo isso, os alunos também tiveram a presença do Projeto Sessão na Escola, com uma sessão do filme “Eu crio o impossível”, produzido por alunos da rede pública durante a pandemia, contando, ainda, com a presença do cineasta Ricardo Martinez Fagundes e da psicóloga do Ministério Público (MP), Ana Paula Lourenço, para falar sobre insegurança.  O Colégio Odila Gay da Fonseca fica localizado na Avenida Oswaldo Gonçalves Cruz, 444, no bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, e pode ter suas ações conhecidas através de sua rede social em www.facebook.com/colegioodila.