Programa gratuito capacitará mulheres empreendedoras

As inscrições para o programa de capacitação Empreenda Como uma Mulher estão abertas desde o dia 15 de junho. O objetivo é capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, através de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão. O curso integra o Programa de Empreendedorismo Feminino, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, e será realizado pelo Sebrae/RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil. 

Durante o programa, os conteúdos irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio ou alavancar um empreendimento já existente. 

Empreendedorismo feminino gaúcho – Os dados relativos ao empreendedorismo feminino chamam a atenção pelo baixo percentual de mulheres que empreendem, mas também pelo impacto positivo causado pela decisão de abrir o próprio negócio. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Rio Grande do Sul, as mulheres estão à frente de apenas 33% dos negócios mapeados. Por outro lado, 48% das mulheres empreendedoras entrevistadas conseguiram sair de relacionamentos abusivos e até violentos ao empreender e iniciar seus próprios negócios.

O programa terá duração de seis meses e os módulos estão divididos em três etapas: diagnóstico, trilha de desenvolvimento e mensuração de resultados, em 14 encontros on-line.  

A metodologia contempla uma fase inicial de análise, momento em que se observam aspectos de maturidade, pontos fortes e deficiências do negócio, sua governança e impacto na sociedade. Na etapa intermediária, serão ministradas trilhas de conteúdos de acordo com os diagnósticos levantados. Ao final, será realizada uma nova avaliação, buscando identificar as melhorias alcançadas a partir das ferramentas apresentadas e ações desenvolvidas pelas empreendedoras ao longo do curso.

Além das aulas e conteúdos, o Empreenda Como Uma Mulher é uma oportunidade para a ampliação de contatos e networking, trocas de experiências e a formação de uma rede de empreendedoras com objetivos comuns de empoderamento do grupo. Para se inscrever, acesse o link.