Mutirão elimina 126 criadouros de mosquitos Aedes aegypti na Vila Nova

O mutirão realizado nesta quarta-feira, 11, no bairro Vila Nova, resultou na identificação e eliminação de 126 criadouros de mosquitos Aedes aegypti. Um total de 470 visitas foi realizado. Do total, 273 imóveis tiveram portas abertas para a equipe de profissionais da prefeitura, e 197 imóveis estavam fechados, impossibilitando o acesso e o trabalho.

Dezenove profissionais participaram da ação visando ao controle da dengue no bairro da Zona Sul, entre agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, agentes da fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da subprefeitura e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

O gerente da Vigilância Ambiental da SMS, Alex Lamas, acompanhou a atividade e informou que mutirão semelhante será realizado na região Leste da cidade na próxima quarta-feira, 18. O detalhamento da atividade será informado nos próximos dias. 

Lamas enfatiza a importância de os moradores atenderem os agentes e, principalmente, seguirem as recomendações e orientações passadas no momento das visitas e vistorias. “A cidade continua com a transmissão do vírus, é fundamental que os moradores sigam as orientações prestadas pela Saúde e eliminem todos os focos de água parada, dentro ou fora das casas”, diz. 

O gerente destaca que na próxima semana a temperatura deverá ficar mais baixa e a tendência é de o mosquito se abrigar no interior das residências. “O Aedes aegypti é um mosquito adaptado ao ambiente doméstico.Com o aumento do frio, ele vai procurar abrigo dentro de casa, onde a temperatura estará mais amena, por isso os cuidados no interior dos imóveis devem ser redobrados, especialmente nas regiões com confirmação de casos ou armadilhas com captura de fêmeas infectadas com o vírus”, explica.

Prefeitura de Porto Alegre
Gabinete de Comunicação Social
51 3989-3657 | 3289-3730