‘Prefeitos de praça’ ajudam a conservar áreas públicas em Porto Alegre

Dos 76 voluntários nomeados, grande parte contribui com os cuidados em praças da Zona Sul da cidade

Ser corresponsável no cuidado dos espaços públicos, acompanhar os serviços públicos de manutenção e comunicar problemas e ocorrências para que a Prefeitura ou o adotante possa realizar a intervenção necessária são algumas das atividades desempenhadas pelos “prefeitos de praça”, que, até o mês de março, já são 76, em toda a cidade, com mais de 10% das praças do município (de um total de 685 áreas públicas deste tipo) contando com estes voluntários, devidamente nomeados e em atividade. Para ser prefeito de praça, entre os pré-requisitos, estão ser morador do entorno do local e atuar na mobilização dos vizinhos para a qualificação do espaço. Além da manifestação de interesse em desempenhar esta função ou ser indicado para ela, é necessário, ainda, passar por um processo de avaliação prévio.

A Zona Sul de Porto Alegre, reconhecida por contar com muitos espaços verdes, conta com “prefeitos de praça” nomeados desde o ano passado, quando a Prefeitura deu início a este projeto. Após a oficialização, em meses anteriores, nas regiões Sul, Cristal, Centro-Sul, entre outras, no dia 5 de março, foi a vez de mais 11 serem nomeados após passar por avaliação que incluiu diversos órgãos, entre os quais a Subprefeitura Sul, que avaliou junto à comunidade a indicação de sete destes voluntários. a Subprefeitura Extremo Sul, que avaliou outros quatro, e secretarias municipais que participam do processo, como a Secretaria Municipal de Parcerias e a Secretaria de Governança Local e Coordenação Política. As cerimônias de nomeação dos “prefeitos de praça” aconteceram nas praças Laura Fulginiti, no bairro Espírito Santo, e Inácio Antônio da Silva, em Belém Novo, contando com a efetiva participação da comunidade, Na Região Sul, o evento realizado na Praça Laura Fulginiti foi uma grande festa: além do prefeito Sebastião Melo, de outros representantes do Executivo e do Legislativo municipal e de moradores da região, a atividade contou a presença de direção, funcionários, alunos, pais, mães e responsáveis da Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria, que adotou o espaço em 2021 e está completando 25 anos de atividade em junho. A comunidade escolar realizou, paralelamente à cerimônia, piquenique, plantio de vegetais e apresentação musical com o músico Moreno, para recepcionar os visitantes e homenagear a diretora Vera Lucia De Camillis, que, na ocasião, foi nomeada prefeita da Praça Laura Fulginiti.

Conheça as 11 praças da Zona Sul e os respectivos prefeitos e prefeitas que foram nomeados em março de 2022:

Praça Anita Zandwais – prefeita Maria Aparecida Ledesma da Rosa

Praça Comendador Souza Gomes – prefeito Clairton Araújo Soares

Praça Ervino Besson – prefeito Marcelo Mendes Corrêa

Praça Francisco Perasi – prefeito Sidnei Viapiana da Silva

Praça Inácio Antônio da Silva – prefeita Eliana Machado de Oliveira

Praça João Batista Lessa – prefeito Ronaldo Bergmuller Fortes

Praça Laura Fulginiti – prefeita Vera Lucia De Camillis

Praça Lucy Bottini – prefeita Isadora Dias Dias

Praça Paula Maciel de Oliveira – prefeita Solange Oliveira Luz

Praça Soldado Brito – prefeito Anderson Claiton Araújo Soares

Praça Tabira – prefeito Emerson da Silva Alves

Os interessados em ser prefeitos de praça podem obter mais informações nas 17 subprefeituras de Porto Alegre (contatos estão no site).