Aapecan Porto Alegre auxilia pescadores na prevenção do câncer de pele

Localizada à beira do lago Guaíba, a Ilha da Pintada é uma das ilhas da cidade de Porto Alegre integrantes do Parque Estadual Delta do Jacuí. Ela está localizada em frente ao centro de Porto Alegre e faz parte do bairro Arquipélago, sendo a ilha mais habitada da capital gaúcha. Neste local, está situada a Colônia de Pescadores Z5, para a qual a Aapecan Porto Alegre destinou produtos que irão auxiliar os trabalhadores na prevenção do câncer de pele.

A colônia atende, atualmente, entre 800 e 900 pessoas que sobrevivem prioritariamente da pesca naquela região. São pescadores que trabalham diariamente expostos ao sol em busca do seu provento e, na maioria das vezes, sem seguir as recomendações de uso de produtos adequados para a prevenção do câncer e para diminuir a incidência dos raios solares diretamente na pele. Por isso, a Aapecan Porto Alegre doou para o presidente da Colônia de Pescadores Z5, Gilmar da Silva, aproximadamente, 150 protetores solares, que serão distribuídos entre os pescadores. A temporada de pesca na Ilha da Pintada teve início no dia 1° de fevereiro, principalmente, com a captura da tainha. Além disso, foram entregues também materiais informativos com dicas de proteção e que explicam a importância dos cuidados com a pele.

Segundo Gilmar, essa ajuda da Aapecan será ótima para o dia a dia dos pescadores: “são poucos os que utilizam o protetor solar, por desconhecimento ou, até mesmo, por não ter condição de comprar, mas, com esse apoio, nós vamos orientá-los para que diminuam os riscos de ter câncer de pele”, explica.

O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil e o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol. Em 2022, o Brasil deve registrar em torno de 625 mil novos casos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Número este que reforça o quão significativo é o trabalho informativo da Aapecan, alertando para os cuidados de prevenção e o diagnóstico precoce – que elevam as chances de cura.