Serviços essenciais da prefeitura funcionam no Carnaval

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital funcionam em regime de plantão no feriado de Carnaval. Para o serviço público foi definido ponto facultativo de segunda-feira, 28, à Quarta-feira de Cinzas, 2, até o meio-dia. 

Confira abaixo:

Atendimento 156+POA – Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo.

Limpeza Urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o setor de Atendimento ao Cidadão, na rua Erico Verissimo, não terá expediente externo de atendimento ao público nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, segunda e terça-feira, da mesma forma que os demais setores internos da empresa. Os serviços serão retomados no dia 2, Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h. Já o atendimento especial para idosos e PCDs, realizado pela na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (avenida João Pessoa com Venâncio Aires), funciona normalmente segunda, terça e quarta.

As linhas circulam com tabela horária especial na segunda-feira, 28 e de sábado na terça-feira, 1º de março. A tabela especial possui uma oferta de horários superior a tabela de sábado com atendimento reforçado e primeiros e últimos horários ajustados nas linhas de maior demanda. Na segunda e na terça as linhas que atendem a orla do Guaíba também serão ativadas. Os horários e localização em tempo real dos coletivos podem ser acessados na função GPS do aplicativo do TRI.

Saúde – Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. Com relação às farmácias distritais, apenas a Santa Marta irá funcionar na segunda, 28, e terça, 1º, das 9h às 17h. As demais retomam os atendimentos na quarta-feira, 2. A vacinação contra a Covid-19 de crianças e adultos e atendimentos clínicos e odontológicos serão mantidos em pontos específicos. Clique aqui e veja como será o serviço completo.


Pronto-atendimentos 24h

– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
– PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone: 3289-3456)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)

Hospitais

– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Água, esgoto e drenagem – Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h por dia, para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. Atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA e pelo whatsapp (51) 99332-8170. Para solicitação de serviços da área comercial nos postos de atendimento da Rua José Montaury e da Avenida Cristiano Fischer, 2.402, é necessário agendar dia e horário via site agendadmae.portoalegre.rs.gov.br. Os atendimentos presenciais via agendamento, bem como os canais de Chat e E-mail fecham no dia 28/02 retornam no dia 02/02 às 12h. Os serviços agendados são referentes a revisão de consumo, alteração de titularidade, benefício por vazamentos, ligações de água, desligamento, deslocamento de quadro e negociação de débitos.

Assistência Social e Trabalho – Atendimento 24h pelos telefones (51) 3289-4994 ou pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem. Na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (av. João Pessoa, 1105), os serviços essenciais e de atendimento ao público, como Centro de Referência dos Direitos Humanos, o Centro de Referência da Mulher, a loja da EPTC e o Cadastro Único funcionarão normalmente. O Sine não irá operar e o Conselho Tutelar atenderá por meio do Plantão Centralizado, na nua Fernando Machado, 657 (telefones 51-3289-8485 e 3289-2020).

Ceic – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal – As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Meio Ambiente – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 +POA.

Manejo Arbóreo – A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública – O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000-1740.

Sala do Empreendedor – Reabre na quarta-feira, 2, ao meio-dia.

Fazenda – A Loja de Atendimento da Fazenda não funcionará presencialmente na segunda, 28, e na terça-feira, 1º. A Secretaria da Fazenda recomenda o contato pelo Portal de Serviços da SMF atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br para solicitar serviço sem precisar se deslocar até o Centro. O atendimento presencial retornará na quarta de cinzas, 2, às 12h30.

Habitação – O Departamento Municipal de Habitação não terá atendimento presencial na segunda-feira, 28, e na terça-feira, 1. O atendimento presencial retornará na quarta, 2, a partir do meio-dia. Equipes técnicas estarão atuando em regime de plantão pelo telefone: (51) 3289-7202.


Edição: Lucas Barroso
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre