Dicas para viajar com seu animal de estimação

Os animais de estimação têm necessidades específicas durante a viagem. Por isso, planejar é muito importante. Confira algumas dicas para você programar suas férias e deixar seu mascote confortável e seguro.

Antes da viagem

– Coloque uma identificação com nome e dados para contato. Assim, se ele se perder, fica mais fácil de encontrá-lo.

– Tenha em mãos uma indicação de um médico veterinário de confiança no local de destino.

– Leve a carteira de vacinação, caso a viagem seja de avião ou muito longa.

– Nas viagens longas, solicite orientação ao seu veterinário sobre os tranquilizantes indicados.

– Familiarize seu pet com a caixa de transporte. Coloque uma peça de roupa sua na caixa. Assim, ele sentirá seu cheiro e ficará mais tranquilo.

– Evite as chances de enjoo. Tente não dar comida para o animal por cerca de 6 horas antes da viagem.

– Dependendo do tipo de transporte e da duração da viagem, é interessante levar o brinquedo predileto do seu pet, artigos para limpeza, purificador de ar e limpa-carpete, comida, tigela para água e comida, colher, abridor de lata, colchão ou cama familiar.

– Verifique se o animal consegue entrar no carro com segurança. Caso ele não esteja confortável, dê umas voltas perto de casa antes de começar a viagem. A dica é ir a um parque que ele já conhece para que ele associe o andar de carro com uma experiência agradável.

– Proteja seu animal contra possíveis lesões decorrentes de paradas ou desvios bruscos. Use a caixa de transporte ou cinto de segurança próprio para animais. Não utilize o cinto de segurança do carro.

Durante a viagem

– Antes de mais nada, tenha em mente que viajar com um animal de estimação deixa o percurso um pouco mais longo. Portanto, nada de ficar irritado quando seu amigo ficar inquieto e você precisar parar.

– Tente manter as caminhadas e a alimentação a que ele está acostumado.

– Sempre coloque a coleira no animal antes de sair do carro e mantenha-o preso o tempo todo, até voltar para o carro e fechar a porta. Vocês estão em ambiente desconhecido e o animal pode se assustar mais facilmente e fugir.

– Durante a viagem, procure locais de parada em que animais são bem-vindos.

– Ao estacionar, procure um local com sombra e não deixe seu pet sozinho no carro. Eles podem ser roubados, entrar em pânico quando se veem sozinhos em ambientes estranhos, além de ficar sob alta temperatura – em poucos minutos, isso pode causar insolação e desidratação.

Fonte: www.bichoderua.org.br