Jornais de bairro completam 68 anos de circulação em Porto Alegre

O SABIdo, lançado em 1954 no bairro Ipanema, foi o pioneiro na cidade e na Zona Sul, considerada o berço dos jornais de bairro

Destinados a princípios de participação e atuação regional, os jornais de bairro circulam em uma área que inclui um ou mais bairros de uma região, geralmente com distribuição gratuita, pois são financiados por empresas e pessoas físicas interessadas no desenvolvimento da coletividade. Produzidos de forma manual, impressos em offset ou reproduzidos em fotocópias (por entidades de bairro, grupos de estudantes de comunicação, jornalistas, ativistas, etc.), os jornais de bairro divulgam assuntos relacionados à região e aos principais interesses de seus moradores, destacando as iniciativas locais, os personagens da região, as obras que impactam um ou mais bairros e tudo que se relaciona ao universo dos moradores. 

Este jornalismo local começou a surgir em Porto Alegre em 1954, há exatos 68 anos, quando Odemar Marino Ferlauto, que morava no bairro Ipanema, editou o SABIdo, informativo da SABI (Sociedade Amigos do Balneário Ipanema), que havia sido fundada no ano anterior. O jornal, que circulou por dois anos já tinha muitas das características dos jornais de bairro atuais, entre elas, a distribuição gratuita, a produção por integrantes da comunidade e o patrocínio por meio do comércio local, destinada à comunidade do Ipanema, na época um balneário da capital gaúcha, e a outros futuros bairros, hoje denominados como Espírito Santo, Guarujá e Serraria.

Curiosamente, a fundação de O SABIdo se deu no mesmo bairro em que foram lançados, também, o segundo e o terceiro jornais de bairro de Porto Alegre: O Colméia (em 1967), também editado por Ferlauto para a Ascai (Associação Social e Comercial de Ipanema), e O Bairrista (em 1984). Este pioneirismo levou a Zona Sul de Porto Alegre a ser reconhecida como o berço dos jornais de bairro gaúchos. Não à toa, ainda na década de 80, foram fundados outros três jornais que continuaram o legado destes primeiros: O Jornalecão (em 1987), que circula até hoje e é o jornal de bairro mais antigo em circulação na cidade, o CS Zona Sul e o Destak, dos periódicos fundados em 1989 e que circularam na região por mais de 20 anos.