O descarte incorreto do lixo vem se tornando um problema cada vez maior na maioria das cidades

Em Porto Alegre, isto não é diferente!

Na Zona Sul da cidade, verificamos muitos locais onde se percebe o descarte a céu aberto. As pessoas que fazem isso podem ser multadas em caso de flagrante, pois o descarte irregular de lixo é crime. E, além disso, temos a coleta de lixo organizada em todas as regiões da cidade…

Há dias de coleta de lixo orgânico e reciclável, os Peres (Pontos de entrega de resíduos eletrônicos), os Ecopontos para a entrega de móveis velhos, colchões, fogões, geladeiras, pneus; o dia do Bota-Fora, que acontece com agendamento em diversas comunidades. Nos outros locais, é só contatar o DMLU, pelo fone 156, para que sejam recolhidos, em sua casa, com pagamento de uma taxa, os materiais que não são recolhidos pela coleta do dia a dia. Aliás, é melhor pagar ao DMLU do que a alguém descredenciado que pode acabar jogando o material que você produziu nos terrenos baldios e beiras de vias da cidade, prejudicando o visual e poluindo o ambiente. E quando entrega seu lixo para quem não cuida da correta destinação dos resíduos, você ainda se torna corresponsável pelo descarte incorreto.

Muitos pensam que, ao afastar o resíduo de sua casa, não importando como e quem o leva, o problema não é mais seu. No entanto, o seu lixo pode ir parar no lugar errado, junto com muitos outros por aí, até que passe alguém que resolva tirar aquilo dali, por exemplo, colocando fogo, que pode se alastrar pelo mato ao redor e chegar a grandes proporções. Esta época de verão, com pouca chuva e muito vento, facilita o alastramento do fogo, tornando-o ainda mais perigoso.

Foi o que aconteceu no dia 2 de janeiro, em pleno feriadão de Ano-Novo, na Rua do Schneider, no bairro Hípica. Era um domingo de muito vento e calor. O fogo, que se alastrou rapidamente, quase atingiu as moradias próximas e obrigou a população a acionar o Corpo de Bombeiros para resolver o problema.

Percebe-se que os órgãos públicos tentam resolver o problema com limpeza das áreas de descarte de lixo que se tornaram problemas crônicos, além de fazer ajardinamento, colocação de avisos, etc. No entanto, com o passar do tempo, os descartes irregulares voltam a aparecer.

Quem visualizar alguém descartando lixo em lugar irregular pode denunciar pelo 156 ou (51) 3289-6999 ou mandando e-mail.