17 anos sem Carlos Arthur de Freitas, o criador do Cobrix

Em agosto de passado, durante a primeira edição do Mais Comunidade, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, representantes da Prefeitura vistoriaram algumas obras realizadas, entre as quais, drenagem pluvial e conservação permanente (capeamento asfáltico) em trecho de 600 metros da Rua Carlos Artur de Freitas. A notícia, divulgada na edição de Setembro/2021 de O Jornalecão (Nº 308), além de destacar uma melhoria nas condições de vida da comunidade, trouxe muita emoção à equipe do jornal, pela lembrança de um grande amigo e colaborador de O Jornalecão, que partiu muito cedo, aos 40 anos, deixando muita saudade a quem o conheceu, a ponto de, em 2008, atendendo o desejo de moradores da comunidade onde residia, uma das ruas da Vila dos Sargentos passar a ser denominada de Rua Carlos Artur de Freitas.

Apesar de ser morador do bairro Serraria, o cartunista Carlos Arthur de Freitas era bastante conhecido também nos bairros vizinhos, onde, além de realizar serviços, como de jardinagem, também costumava divulgar tirinhas das histórias em quadrinhos do Cobrix, personagem que ele criou em 1991 e que, quase sempre, era retratada em situações divertidas e que beiravam o absurdo. Utilizando seu nome artístico, Carlos Arthur Freitas, o artista começou a buscar espaço para divulgar sua criação, começando com exposições de quadrinhos em comércios do bairro Guarujá, que abriam espaço para que ele afixasse as tirinhas em suas paredes. Nestas andanças em busca de espaço para divulgação, em 1993, Carlos Artur conheceu os integrantes da equipe de O Jornalecão, passando não só a ser um divulgador do jornal que, naquela época, apenas iniciava sua trajetória, mas também um grande amigo dos participantes, visitando frequentemente a sede do jornal e trazendo sugestões e indicações de anunciantes. Naquele mesmo ano, o Cobrix fez sua primeira aparição no jornal, quando Carlos Artur “ganhou” duas páginas de espaço para divulgar as historinhas da personagem em uma das últimas edições de formato reduzido do periódico, que ainda era feito em fotocópias (xerox). Nos anos seguintes, a parceria continuou, com aparições do Cobrix em algumas edições do jornal de bairro ao longo dos anos e uma matéria sobre o colaborador publicada em O Jornalecão para que os leitores conhecessem o criador da simpática cobrinha. Nesse meio tempo, Carlos Artur chegou a lançar, com apoio de fundadores de O Jornalecão (Gustavo e Guilherme Cruz da Silveira), uma edição do Jornal do Cobrix, uma pequena publicação que divulgava histórias em quadrinhos da personagem e foi distribuída gratuitamente na região, inspirada no exemplo dos amigos, que conseguiam anúncios dos comerciantes locais que colaboravam para o crescimento de O Jornalecão.

Infelizmente, a parceria que prometia ser longa foi interrompida precocemente, há 17 anos, em janeiro de 2005, quando Carlos Arthur de Freitas faleceu, vítima da tuberculose, fato que foi noticiado na edição seguinte O Jornalecão (Nº 134), de Fevereiro/2005. Depois disso, em algumas oportunidades, o Cobrix fez novas aparições em O Jornalecão, pois o acervo de tirinhas do cartunista foi mantido pela família e disponibilizado para o jornal. Em 2012, na série dos 25 anos de O Jornalecão, publicada em todas as edições do ano com as matérias mais marcantes do período, a vida e a obra de Carlos Arthur foram relembradas no especial.