Como começar a ter hábitos de vida saudáveis? – Por Laura Morshak

A procura intensa por nutricionistas no final de ano vem muito mais por um impulso de querer alcançar o “corpo de verão” do que pela necessidade de mudança de hábitos alimentares. Mas corpo de verão não existe. Corpo de verão é aquele que te abriga no inverno também e é importante que a gente cuide dele em todas as estações – bem além da motivação de um determinado período do ano. Porque a motivação não existe todos os dias e, na maioria das vezes, a vontade de cuidar do corpo e da mente passa na primeira oportunidade de não o fazer. E aí a gente se pergunta: como começar a ter hábitos saudáveis?

A resposta é simples (e isso não significa que seja fácil) mas, para começar, a gente tem que começar. Não tem segredo, nem milagre, nem força de vontade, nem momento certo. Só que hábitos de vida levam tempo e é a insistência que vai te fazer mudar. É de acordo com a constância que o teu corpo vai responder. Mas começa com coisas que tu goste, com mudanças que te tragam bem estar – e não culpa, cobrança ou sofrimento. Quais exercícios físicos tu mais gosta, quais frutas tu poderia incluir no dia, quantos copos de água a mais tu poderia tomar hoje e que vegetais tu consegue comer no almoço?

Somos pessoas individuais, temos gostos e vontades individuais. Temos vidas e rotinas individuais. Então a resposta é individual e o motivo pelo qual a gente cuida da saúde também. Procurem entender o corpo de vocês, perceber o que funciona e o que pode ser melhorado ao longo do próximo ano. A vida é uma constante busca, mas de nós com nós mesmos. Então estejam abertos a buscar por hábitos mais saudáveis e, principalmente, a escutar o corpo de vocês.

Nutricionista Laura Morshak – CRN 15624
Instagram: @nutrimorshak

Leia mais:
Saúde da pele e colágeno
Alimentação saudável
Alimentação saudável e estética corporal
Alimentação no fim do ano
Alimentação nas férias
Chás emagrecem?
Páscoa, alimentação e chocolate