O Jornalecão recebe a visita da Subprefeitura Sul

No dia 10 de dezembro, a sede de O Jornalecão foi visitada por representantes da Subprefeitura Sul, que estiveram no local para divulgar as atividades que são realizadas pela unidade da Prefeitura de Porto Alegre em 11 bairros da Zona Sul e é uma das 17 subprefeituras da cidade. Na ocasião, foram recebidos pela equipe de O Jornalecão, a gestora da Subprefeitura Sul, Adriana Altenhofen Viegas, e o chefe de democracia participativa Gustavo Cruz da Silveira, que também é jornalista e um dos fundadores do jornal e foi editor do periódico por mais de 30 anos.

A visita dos representantes da Subprefeitura Sul foi realizada para explicar quais são as atividades realizadas no local e informar que a unidade recebe demandas dos bairros Aberta dos Morros, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Jardim Isabel, Ipanema, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição, com sede na Avenida Eduardo Prado, 1921 – loja 5 (com acesso pela Rua Balthazar Hahn), em Ipanema, e atendendo também pelos telefones 3289-8412, 3289-5089 e 3289-8411 e, ainda, pelo endereço eletrônico [email protected].

A visita também teve como objetivo a entrega de tampinhas que foram arrecadadas pela Subprefeitura Sul para serem entregues ao Educandário São João Batista, que recebe doações do material e o revende para transformar o valor arrecadado em recursos para o atendimento de crianças e adolescentes com deficiências múltiplas que, além de estudar no local, recebem atendimento na área de saúde oferecido gratuitamente pela entidade, no bairro Ipanema, por meio de doações da comunidade. Como O Jornalecão mantém um ponto de arrecadação permanente no local para receber as doações da comunidade e encaminhar ao Educandário, Adriana e Gustavo levaram sete garrafas de 5 litros com tampinhas para somar esforços com a campanha do centro de reabilitação.

Atividades desenvolvidas pelas subprefeituras

Porto Alegre conta com 17 subprefeituras que atendem todo o território da capital gaúcha e atendem o público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Entre suas atribuições, estão o gerenciamento do Orçamento Participativo (OP), juntamente com os conselheiros eleitos pela população de cada região e os delegados indicados pelas entidades que participam do processo, e a divulgação de todas as atividades relacionadas à democracia participativa, como apoio em eleições de conselhos municipais. Mas as atividades desenvolvidas pelas subprefeituras vão muito além, pois as unidades servem como um órgão intermediário para facilitação do atendimento à comunidade de cada região. No local, é feito o acompanhamento do andamento de pedidos feitos pelos moradores ao 156, vistorias em locais que necessitem de realização de serviços públicos, como podas de árvores e atendimentos relacionados a problemas em vias públicas ou sistema de esgoto, a identificação de outras necessidades da região e o encaminhamento dos pedidos aos órgãos responsáveis, a colaboração com iniciativas locais como eventos e atividades sociais, além de diversas outras ações nas quais a comunidade necessitar do apoio das subprefeituras.