Turma do Guaíba lança nova revista e autor já visita escolas

Após um hiato de dois anos na publicação das revistas impressas distribuídas gratuitamente, o peixinho Alan Bari e sua turma estão de volta, e, desta vez, trazendo um personagem novo e bem nojento: o Seu Cocô! Depois de lançar uma revista apenas com atividade pedagógicas, em 2019, a série volta a contar a saga dos personagens da fauna local tentando encontrar a casa certa para o lixo despejado indevidamente no lago, trazendo o assunto esgoto e dando seguimento às tirinhas em quadrinhos que apresentam para as crianças o saneamento básico.

Depois de lançar oficialmente a revista no dia 28 de novembro, o Dia do Lago Guaíba – segundo a Lei 7.767/96, todo último domingo do mês de novembro é marcado para lembrarmos da importância do nosso principal manancial -, no dia seguinte o autor, o professor e cartunista Jean Pico, realizou uma oficina na Escola Monte Cristo, no bairro Vila Nova, pelo Programa Adote um Escritor, da Prefeitura de Porto Alegre, que, desde 2002, direciona verba para equipar as bibliotecas da rede municipal e proporcionar contato direto com autores e autoras de forma a fomentar nos estudantes o interesse pelas questões relacionadas ao processo de escrita e de leitura. No dia seguinte, ainda no bairro Vila Nova, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, onde conversou com os alunos sobre cuidados com a água, com o lixo e com o esgoto, além de dar dicas de desenho. Na semana anterior, o autor já havia participado da Feira do Livro de uma das parceiras do projeto, a Escola de Educação Infantil Adaptar, no bairro Pedra Redonda.

Entre a realização de oficinas, a distribuição da revista recém lançada e a produção da próxima edição, prevista para abril do ano que vem, o projeto segue com a agenda cheia e disposto a mudar para melhor a percepção das pessoas sobre o nosso principal manancial! Para conhecer melhor o projeto, acesse o site www.alanbarieaturmadoguaiba.com.br.