Autor da Turma do Guaíba realiza oficina pelo Programa Adote um Escritor no bairro Sarandi

O autor do projeto de valorização do Lago Guaíba através da arte e da educação, o professor e cartunista Jean Pico, realizou, na noite do dia 26 de outubro, uma oficina sobre a relação entre sua obra e o saneamento básico para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), das séries iniciais, do curso totalidade 5 e para professores da Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A iniciativa faz parte do programa de incentivo à leitura Adote um Escritor, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre desde 2002, que direciona verba para equipar as bibliotecas da rede municipal e proporcionar contato direto com autores e autoras de forma a fomentar nos estudantes o interesse pelas questões relacionadas ao processo de escrita e de leitura.

Além de levar exemplares do primeiro livro do projeto, com a história que originou a série e foi base para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que o graduou pedagogo, o autor falou sobre a importância do saneamento básico para a recuperação do Guaíba, assim como de todos outros mananciais, explicando como os processos de tratamento de água e de esgoto, e sobre como a gestão dos resíduos e da drenagem urbana é fundamental para que possamos nos banhar novamente em suas águas.

Nova revista deve estar nas ruas até o Dia do Lago Guaíba, em novembro

Paralelamente às oficinas, o trabalho para o lançamento da próxima revista segue a todo vapor. Inicialmente previsto para outubro, o lançamento da nova edição foi adiado para a segunda quinzena de novembro, a tempo de integrar as comemorações do Dia do Lago Guaíba, celebrado sempre no último domingo do mês.

Para colaborar com o projeto e garantir a distribuição gratuita das revistas, assim como as oficinas em escolas públicas, existem duas formas: anunciando sua empresa e seus serviços na próxima edição ou comprando o livro que originou a série, que está sendo vendido a R$ 20, diretamente com o autor, o professor e cartunista Jean Pico, pelo telefone e Whats-App (51) 98183-1773.