Jean Pico recebe a Medalha Cidade de Porto Alegre

Parceiro de O Jornalecão e autor da série em quadrinhos que busca valorizar o Guaíba através da arte e da educação foi uma entre as 23 personalidades e instituições agraciadas com a honraria em 2021

O professor e cartunista Jean Pico, criador do projeto de valorização do Guaíba através da arte, com a publicação e a distribuição gratuita das histórias do peixinho Alan Bari e seus amigos da fauna local tentando encontrar a casa certa do lixo, foi um dos 23 escolhidos para ser agraciado com a Medalha Porto Alegre, considerada a principal honraria outorgada pelo município. A cerimônia de premiação geralmente é um dos pontos altos das comemorações da Semana de Porto Alegre, que ocorre junto ao aniversário da cidade, em março, mas, em função da pandemia, a entrega aconteceu apenas no dia 23 de novembro, em evento ainda com restrição de convidados e formato híbrido, tendo sido acompanhada também pela internet.

Além de Jean Pico, também foram agraciadas outras 17 pessoas (Renato Ramalho, Janice Martins, Leonardo Fração, Ranolfo Vieira Júnior, Eduardo Battaglia Krause, Dr. Geraldo Pereira Jotz, Antonio Goulart, Pedro Simon, Vera Ambrósio, Marília Barreto, Paulo César Tinga, Luis Antonio Lindau, Cláudio Goldstein, Marilu Maraschin, Isabela Fogaça, Luis da Cunha Lamb e Luís Roberto Ponte) e mais 5 instituições (PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do RS, Comando Militar Do Sul, Instituto Cultural Floresta, Cesmar – Centro Social Marista De Porto Alegre e Grêmio Náutico União).

A Medalha de Porto Alegre faz referência aos valores da pessoa e da natureza e foi instituída em 1977, tendo como objetivo destacar as personalidades e as instituições que dão relevantes contribuições nos campos da arte, administração, jornalismo, assistência social, cultura e educação na capital gaúcha.

Indicado para receber a honraria pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), Jean Pico se diz ainda mais orgulhoso por ter sido lembrado justamente pela instituição que deu as condições e mesmo a inspiração para criar a obra e, posteriormente, transformá-la em um projeto maior de valorização do Guaíba e de estímulo à leitura.

O Jornalecão, que foi o berço do peixinho Alan Bari e toda a sua turma desde o início do projeto – publicando as primeiras tirinhas nas páginas do jornal e trabalhando para garantir a publicação independente e a distribuição gratuita de sua própria revista -, também foi um berço do próprio Jean Pico, que colabora com o jornal desde os 18 anos, e ficamos orgulhosos de ver que nossa missão – valorizar e estimular a cultura e as riquezas naturais e locais – teve como fruto um trabalho tão bonito e importante como o que Jean Pico tem feito.  

Nova revista com distribuição gratuita será lançada no Dia do Lago Guaíba

Ainda emocionado com a premiação, Jean Pico não terá tempo para descansar, pois o lançamento da nova revista de Alan Bari e a Turma do Guaíba já está pronta para ser lançada, e a ocasião não poderia ser melhor: o Dia do Lago Guaíba. Instituído pela Lei 7.767/96, que torna todo último domingo do mês de novembro o Dia do Lago Guaíba, o evento de lançamento da revista acontecerá justamente no dia 28 de novembro, na orla de Ipanema, ao lado do casal de pedra, nome popularmente dado à escultura “Para Namorar ao Pôr do Sol”, da artista plástica Maria Tomaselli, das 10h às 13h. Apareça e pegue o seu exemplar da revista nova!