Final de semana de Virada Sustentável na Zona Sul

A Virada Sustentável Porto Alegre 2021 chega a sua última semana de atividades deixando como legado a disseminação de muita cultura, arte, diversão e conhecimento, ao propor ao público momentos de reflexão de temas importantes, principalmente com a temática cidades sustentáveis. Realizado até domingo (21), o festival conta com vários eventos realizados por parceiros e tem atividades na Zona Sul de Porto Alegre, como um luau nesta sexta-feira (19), na orla de Ipanema e o plantio do Bosque da Memória em uma escola na Restinga, e um belo passeio chamado Caminhando pelo Bairro Belém Novo.

Nesta sexta-feira (19), o Centro Cultural Terra e Brisa (R. Déa Coufal, 60 – Ipanema) dá boas vindas ao fim de semana, com o Luau do Virada Sustentável, a partir das 17h, em uma celebração ao ar livre, à luz das estrelas e luar, junto à beira do Guaíba, na orla  de Ipanema.

Já a Escola Estadual Raul Pilla, na Restinga, recebe o plantio de árvores marcando a chegada de Bosques da Memória em Porto Alegre, em uma programação do Instituto Toda Vida e o Instituto Augusto Carneiro nesta sexta edição da Virada Sustentável. A iniciativa, que vem ganhando espaços no Brasil desde o final do ano passado, é uma homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais da saúde que vêm se dedicando ainda mais na defesa de vidas, nesta pandemia. Outros dois plantios serão realizados, um no bairro Cidade Baixa, e outro na Carris, no Partenon.

O passeio pelo bairro da Zona Sul de Porto Alegre chamado Caminhando pelo Bairro Belém Novo, ocorrerá no domingo (21) a partir das 15h, tendo como pronto de encontro a Praça Inácio Antônio da Silva, junto à sinaleira.

Mas a Virada Sustentável tem muitas outras atrações. Quem ainda não visitou a Exposição fotográfica As Praias de Porto Alegre não pode perder a oportunidade de conhecer 50 fotografias que mostram imagens inéditas da orla do Guaíba, exibida na Galeria da Escadaria, localizada no Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros.

Outra importante mostra de arte é a Exposição Natureza Plástica, do artista visual Eduardo Srur. São criações inspiradas em obras de consagrados artistas, como Leonardo da Vinci, com sua Mona Lisa, o quadro mais conhecido do mundo, ou de Monet, com Lírios de Água em Flor e também Ninféias, ou ainda Van Gogh, com seu Os Girassóis, entre outros, compostas com materiais coletados nas margens dos rios, ruas e cooperativas de reciclagem.  A visitação está aberta todos os dias, das 10h às 18h, na Galeria Sotero Cosme, no MACRS, no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Ambas as exposições integram o projeto Arte Urbana na Virada Sustentável, com patrocínio da Braskem e Sulgás e financiamento do Pró-Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O festival segue no sábado e domingo com uma programação imperdível, com exposições, concertos, pedalada e ações de solidariedade. Entre outras atividades no Parque da Redenção, próximo ao Espelho D’água, será aberta, das 10h às 18h, a Exposição Sem Saída, do artista e ativista americano Andy Singer, que traz à Porto Alegre pela primeira vez uma série de cartoons retratando contextos sobre mobilidade urbana sustentável, como a conflituosa relação carros versus bikes. A mostra segue no domingo.

Três concertos de orquestras brindarão a cidade. Ainda pela manhã de domingo (21), às 11h, inicia o Festival de Orquestras Sociais – Música Para Todos – IV Edição, com concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da CMPC, Alibem, DLL, Kappesberg, Salton e Zaffari, o projeto Música Para Todos segue à tarde, às 15h30, com apresentação da Orquestra Projari Guaíba, e às 17h30min com a Orquestra Villa-Lobos.

Às 16h começará a Pedalada da Virada, um passeio ciclístico para incentivar a mobilidade sustentável nas cidades.

A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio máster de CMPC, Gerdau e Sulgás, patrocínio Alibem, DLL, Kappesberg, Killing, Salton e Zaffari, apoio institucional da Casa de Cultura Mário Quintana, do MACRS e da AAMACRS, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura e NIC.br. A co-realização é da Prefeitura de Porto Alegre, financiamento Pró-Cultura/Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e realização Lei Federal de Incentivo à Cultura/Governo Federal.

Programação

Sexta-feira, dia 19:

– 10h: Plantio Bosque da Memória na Escola Estadual Raul Pilla, no bairro Restinga
– 17h: Oficina de Upcycling: Atividade de upcycling, na UniRitter
 17h às 22h: Centro Cultural Terra e Brisa (Ipanema): Luau da Virada Sustentável, em Ipanema


Sábado, dia 20:

 9h: Online (zoom via inscrição): Minicurso Aproveitando até o Talo – Contra o desperdício e a fome.
– 10h: Plantio Bosque da Memória no canteiro central da Avenida Venâncio Aires, 300
– 10h: Online: Sustenta o Papo – Especial Virada Sustentável POA 2021
– 11h: TVE: Clubinho da Kaká
– 13h: Oficina de velas sustentáveis
– 14h: Oficina Vem aqui e faz
– 16h: OficinaSemeando hortas comunitárias
– 16h e 17h30: Praça Júlio Mesquita:- Cinema ao Ar Livre: SEMENTE – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade – 5ª EDIÇÃO

Domingo, dia 21:

Parque da Redenção, próximo ao Espelho D’água:

– 10h às 18h: Exposição Sem Saída, de Andy Singer
– 10h às 18h: Coleta de óleo (com Ecológica), coleta de resíduos eletrônicos (com Cooperativa Paulo Freire), coleta de tampinhas (com ACERGS) e doação de alimentos não perecíveis para cozinhas solidárias de POA
– 10h às 10h30: Meditação para a paz planetária
– 11h: Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
– 15h30: Orquestra Projari
– 16h: Pedalada da Virada com Pedal da ACERGS (saída)
– 17h: Pedalada da Virada com Pedal da ACERGS (chegada)
– 17h30: Orquestra Villa-Lobos 
– 15h: Zona Sul: Caminhando pelo Bairro Belém Novo – Bairro Belém Novo
– 18h30: TVE: Conversas Sustentáveis com Carlo Pereira, Jorge Soto e Valerya Borges