Qual papel o Kumon desempenha no desenvolvimento de seus alunos?

Vivemos uma era de muitas informações e transformações, de forma que aquilo que sabemos hoje – especialmente sobre tecnologia – pode estar totalmente defasado em poucos anos, tamanha a velocidade com que o conhecimento humano avança. No futuro, a capacidade de aprender não será apenas uma qualidade profissional, será uma questão de sobrevivência, pois, segundo relatórios do Fórum Econômico Mundial, até 2030, muitas das competências que as empresas esperam de seus funcionários serão bem diferentes de hoje, sendo necessário aprender a lidar com mudanças. O mercado de trabalho exigirá, mais do que nunca, profissionais proativos, dinâmicos e com habilidades autodidatas.

Diante desse cenário, qual o papel que o Kumon desempenha? Sempre em parceria com os pais ou responsáveis pelos alunos, o que o método Kumon faz é agregar à educação familiar e escolar, sem o objetivo de ser um mero complemento, mas, sim, de desenvolver habilidades que serão assimiladas e assumidas para a vida como um todo, não apenas parte dela. Para tal, o Kumon se apoia em três pontos fundamentais, como pode ser conferido abaixo:

Parceria:

Os familiares devem ajudar os alunos com a organização e o planejamento de estudos, apoiando a realização das atividades, pois, assim, de forma conjunta, o desenvolvimento de habilidades acontece de forma mais rápida, eficiente e duradoura.

Prioridade:

Saber elencar prioridades é fundamental para o desenvolvimento humano, seja ele físico, psicológico e/ou intelectual. Estabelecendo e organizando as prioridades para agir, não apenas conseguimos entender e estabelecer a resolução de problemas, como conseguimos, também, enxergar mais claramente suas soluções. 

Disciplina:

A disciplina é simplesmente a forma como organizamos a nossa liberdade. É saber e fazer o que precisa ser feito, movidos pela própria percepção e vontade. Se entendermos e sentirmos a importância do que estamos fazendo, o aprendizado é sempre mais profundo e carregado de vida.

Para mais informações sobre o Kumon e seu método na Unidade Ipanema (Avenida Tramandaí, 480, loja 7), que está com matrículas grátis até 20 de dezembro, pelo telefone (51) 3028-3701.