Moradora da Zona Sul assume Gerência Regional Sul da Sicredi União Metropolitana RS

Originária de Dom Pedrito, Simone Amado mudou-se para Porto Alegre com apenas 3 anos de idade e, desde então, vive na capital. Há mais de 14 anos no Sicredi, Simone assume a Zona Sul como casa, residindo há mais de 30 anos nessa região que é “tudo de bom” e é com essa vivência e carinho pela Zona Sul que assume a Gerência Regional Sul da Sicredi União Metropolitana. Mesmo estando em casa, O Jornalecão foi até a agência Eduardo Prado para dar boas-vindas e conhecer um pouco mais sobre o trabalho da nova gerente e dos planos da cooperativa para a região.

Por ser moradora e conhecer bem a Zona Sul, o que espera da relação com a comunidade ao assumir a Gerência da Regional Sul?

Esperamos dar seguimento ao ótimo trabalho do Sandro Soares, gerente da região pelos últimos 3 anos, e equipe para ampliar ainda mais o relacionamento da cooperativa junto à nossa região. Hoje, o Sicredi é muito bem visto aqui, a comunidade nos reconhece e confia na cooperativa. Quando um trabalho é bom, temos que dar seguimento, pois, assim, a participação das nossas agências no crescimento da Zona Sul será natural. Como diz a Caroline Porto Alegre, Gerente de Atendimento, “vamos pintar a Zona Sul de verde”!

O Sicredi teve início no Rio Grande do Sul e, hoje, está em todo o país, expandindo-se sem deixar de valorizar as questões locais, assim como a Zona Sul de Porto Alegre. Como a cooperativa pode ajudar a Zona Sul e vice-versa?

O sistema Sicredi nasceu em 1902, em Nova Petrópolis, com o padre suíço Theodor Amstad, com o objetivo de desenvolver a região, pois ele já tinha a visão de que, se as pessoas trabalhassem juntas, o retorno seria maior para todos. Agora, com a entrada do Sicredi no estado do Espírito Santo, pintamos o Brasil inteiro de verde!

A nossa missão – valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade – é a base para um sistema no qual várias pessoas trabalham por um mesmo objetivo, nós valorizamos verdadeiramente o relacionamento. A grande diferença do Sicredi é que priorizamos a relação com o associado para poder oferecer a solução que ele precisa. No momento que eu entendo a sua necessidade, posso oferecer a solução mais adequada para você. Atualmente, temos mais de 100 cooperativas pelo país, mas trabalhamos sempre por regionalização.

O sistema vem crescendo ano a ano, e a nossa cooperativa também. E aí vem o crescimento de tudo, da empresa, das pessoas, dos associados e da região como um todo. Quando o associado entende que ele é dono, que, se trabalhar com a cooperativa tudo o que precisa no mercado financeiro – seja uma abertura de conta ou qualquer produto que lhe interesse e seja necessário – ele ajudará a cooperativa a crescer e, em contrapartida, a cooperativa consegue devolver para a comunidade, através do seu Fundo de Desenvolvimento Social, uma melhor qualidade de vida.


Qual é a diferença em contratar uma cooperativa?

É o retorno que a cooperativa dá para todas as pessoas envolvidas – associados, colaboradores, comunidade. Todos os produtos que uma instituição financeira bancária pode oferecer, o sistema cooperativo do Sicredi também oferece. Tudo que você traz de movimentação financeira gera retorno: uma parte volta ao associado como distribuição de resultado e outra parte volta para a comunidade, pois o associado entende a importância de abrir mão de parte do seu resultado para o Fundo de Desenvolvimento Social, destinando 3% do resultado da cooperativa de volta para a região em que ela está inserida. Quanto maior for o resultado da cooperativa, maior é o valor que retorna para a comunidade. Por isso é tão importante termos os associados trabalhando sempre conosco, porque conseguimos aumentar o resultado e trabalhar mais com o desenvolvimento social. Uma coisa gera a outra em um círculo virtuoso de crescimento.
Ao mesmo tempo, não temos como aumentar a base de associados se eu não tiver um colega para atender esses associados, não temos como colocar uma nova unidade de atendimento se não tiverem pessoas para trabalhar, e isso também faz o desenvolvimento das regiões onde o Sicredi está, pois a expansão da cooperativa abre novas vagas no mercado de trabalho local. 


Com a pandemia e o momento de dificuldades pelo qual a sociedade vem passando, como o cooperativismo pode ajudar?

O cooperativismo vem como uma terceira via, porque a gente trabalha com o ganha-ganha: tem que ser bom para o associado, para a empresa e para a comunidade. Nós, enquanto empresa, representamos milhares de associados, então não podemos e não vamos fazer algo que seja bom para um lado, mas que prejudique os demais. São nesses momentos de dificuldade que o cooperativismo faz a diferença, porque, quando você trabalha em uma relação de ganha-ganha, olhando o indivíduo e o relacionamento que você quer construir e manter com ele, conseguimos entender suas verdadeiras necessidades.

A cooperativa trabalha dentro de quatro pilares: colaborador, associado, empresa e comunidade. Às vezes a pessoa diz que não é envolvida com a comunidade, mas, se você é parte de uma cooperativa, mesmo que seja indiretamente, você é envolvido, sim, com a comunidade. Se esse associado entende o quanto ele é importante, que o quanto ele movimenta dentro da cooperativa vai voltar para ele e sua comunidade, a empresa cresce e tem resultados melhores, o que, consequentemente, gera um maior retorno para a comunidade.
Nesse momento tão diferente que vivemos de pandemia, a Cooperativa tem ajudado, não somente através de seus projetos sociais, mas também no dia a dia, a cada associado no momento em que o conhecemos e o atendemos dentro da sua necessidade.