Cisne Branco é primeira embarcação privada a receber certificado Carbono Zero

O Cisne Branco, uma das mais tradicionais embarcações em Porto Alegre, recebeu, no dia 23 de setembro, o certificado Carbono Zero pelo enfrentamento da crise climática. A distinção foi entregue pela Oscip Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, durante um passeio para convidados que contou, ainda, com palestra do biólogo, especialista em Ciências Ambientais e coordenador da Prima Mata Atlântica, Ricardo Harduim. A solenidade teve também a presença de Flávio Ramires, instrutor de Navegação e Mergulho dos Navegantes do Sul, proponente do projeto Carbono Zero, que afirmou que o Cisne Branco é o primeiro navio mercante de turismo náutico do Brasil com a certificação Carbono Zero, pois aplicou a metodologia “baixo carbono”, que consiste no levantamento dos itens de emissão de carbono da embarcação, no cálculo técnico das emissões de carbono por plataformas internacionais, em palestra de sensibilização ambiental para o staff e no plantio de mudas de árvores para a devida compensação por meio do processo fotossintético. A concessão do certificado também faz parte da cooperação técnica do Grupo Cisne Branco com os Navegantes do Sul, que contempla ações contínuas de educação ambiental e responsabilidade social, dentro do que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Harduim, foram identificadas quantas toneladas de carbono e de gases do efeito estufa são emitidos para a atmosfera por conta do funcionamento da embarcação e, depois, foram compensadas com o plantio de árvores em função do processo fotossintético que consegue sequestrar o carbono da atmosfera. A ideia do projeto é compensar as emissões de carbono e elaborar um plano de educação ambiental com a equipe de funcionários do Cisne Branco para que a embarcação chegue mais próximo de não emitir carbono, mas, tudo que for emitido, será compensado com o plantio de árvores. Segundo a diretora do Cisne Branco, Adriane Hilbig, o projeto é zerar a emissão de gases que é necessário para a sua a atividade comercial, confirmando uma tradição ambiental e de sustentabilidade já vem de longa data: “Além do tanque de tratamento de dejetos, que evita a poluição no Guaíba, fazemos a separação de lixo e preparamos os funcionários para cuidar do meio ambiente no longo prazo. Assim, geramos consciência na população. Por isso, receber o certificado nos deixa muito felizes e orgulhosos”.

O barco Cisne Branco tem três andares, capacidade de transportar 300 pessoas, e realiza passeios de quinta-feira a domingo em três horários: 15h, 16h30min e 18h pelas Ilhas do Delta do Jacuí e pela zona Sul de Porto Alegre com ingresso no valor de R$ 40 por pessoa.