Spaan completa 90 anos

A Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos, fundada em agosto de 1931 e dirigida voluntariamente por integrantes dos Rotarys Clubes de Porto Alegre.   A instituição realiza um trabalho dedicado a proporcionar velhice digna, com conforto, atenção integral em assistência social e saúde, promovendo qualidade de vida e bem estar aos seus moradores que, antes da Spaan, se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Os moradores da entidade são constituídos por 30% de homens e 70% de mulheres entre 62 e 100 anos, cujos vínculos familiares estão fragilizados, divididos em três tipos de grau de dependência: 53% dos moradores da Spaan são acamados que necessitam de cuidados permanentes, 29% que dependem de auxílio para necessidades diárias e 18% que são autônomos e exigem menos cuidado.

O perfil dos moradores da Spaan mostra a importância de profissionais qualificados e comprometidos. A multidisciplinariedade gera atenção integral, incluindo bem estar físico e emocional. A Spaan é estruturada em duas gerências, uma administrativa e uma técnica.  Cada uma com uma diversidade de profissionais que cuidam da manutenção da casa, serviços orientados aos idosos, atenção social, saúde e rotina administrativa. O investimento na integração dos diferentes profissionais que atuam no acolhimento e cuidado dos moradores é ponto central do trabalho da Spaan. Atuando de forma multidisciplinar, a equipe articula diferentes competências para realizar suas tarefas, atuando em sintonia, e adaptando a atenção para cada morador de acordo com as necessidades. Com isso, a instituição promove um cuidado integral, com qualidade de vida, bem estar e integração social dos moradores.

Essa estrutura só é possível, principalmente, através de colaboração da comunidade, empresas parceiras e grupos de serviços voluntários. Para mais informações sobre como colaborar com o trabalho da Spaan, o acesso à entidade fica na Rua Frederico Etzberger, 635, no bairro Nonoai, e os contatos são o telefone (51) 3247-7400, o WhatsApp (51) 99542-9199 e o e-mail [email protected].