Duplicação e melhorias na Avenida Edgar Pires de Castro começam a ser discutidas

Prefeitura avalia alternativas para qualificar via que é fundamental para o trânsito de diversos bairros da região

Aguardada desde a aprovação do projeto, em 2015, a duplicação dos 4 quilômetros iniciais da Avenida Edgar Pires de Castro, entre os bairros Hípica e Restinga, começa a sair do papel. A via é considerada fundamental para a ligação dos bairros das regiões Sul e Extremo Sul e, nos últimos 20 anos, com o rápido crescimento populacional no entorno do trecho, as melhorias vêm se tornando, cada vez mais, necessárias.

Conforme o projeto atual, além da duplicação da avenida, estão previstas obras de drenagem, complementação da rede de esgoto, iluminação pública, ciclovia e sinalização viária, além de um corredor de ônibus, cuja implantação está sendo revista, em função da contrariedade de empresários da região, que consideram desnecessária e prejudicial ao comércio a criação de um espaço exclusivo para o transporte coletivo. Em reunião realizada no dia 21 de julho, contando com a presença de representantes do Executivo e do Legislativo e da Associação dos Empreendedores da Zona Sul, o prefeito Sebastião Melo garantiu que o corredor de ônibus será retirado do projeto. O encontro, realizado no Bistrot Pastéis, no bairro Hípica, faz parte de uma aproximação da Prefeitura com os empresários da região com o objetivo de construir alternativas em parceria, revisando e ajustando o projeto às necessidades atuais. Paralelamente, um grupo de trabalho já está realizando estudos para avaliar a melhor solução para o trecho.

Duplicação da Avenida Vicente Monteggia também está nos planos

Durante a reunião, o prefeito destacou, ainda, a necessidade de duplicação da Avenida Vicente Monteggia, outra importante via da Zona Sul que é muito utilizada como ligação da região da Vila Nova com os bairros Cavalhada, Nonoai e Cristal. Melo explicou que a avenida deverá receber melhorias semelhantes às previstas para serem realizadas na Edgar Pires de Castro.