Baixas temperaturas ampliam número de locais para acolhimento em Porto Alegre

Na Zona Sul, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga está atendendo a população em situação de rua que buscar atendimento até a noite de sábado



A chegada de uma massa de ar polar que reduziu as temperaturas a patamares próximos de 0º C nos últimos dias de julho aumentou, ainda mais, a necessidade de que a solidariedade continue em alta, a fim de garantir melhores condições para as pessoas em situação de vulnerabilidade e, quem sabe, até salvar vidas. Com a Campanha do Agasalho contando com boas quantidades de peças de roupas e cobertores doados pela população em Porto Alegre, os esforços estão concentrados em aumentar o número de acomodações para aqueles que buscarem este auxílio até a noite de sábado, pois a previsão é de que, no domingo, o frio já não seja tão extremo.

No primeiro dia do esforço coletivo neste sentido (27 de julho), além de 196 pessoas acolhidas nos albergues e abrigos da rede da prefeitura e outras 187 nas pousadas conveniadas, também foram abertas as portas do ginásio Gigantinho, que recebeu mais de cem pessoas e também abriu espaço para o acolhimento de animais de estimação.

Na Zona Sul, quem está acolhendo as pessoas em vulnerabilidade é a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (sediada na Estrada Chácara do Banco, 71, no bairro Restinga), que está promovendo a ação juntamente com o Centro Social Padre Pedro Leonardi, com encaminhamento dos atendidos sendo realizado pela equipe de abordagem social Amurt-Amurtel (mais informações pelo telefone 98420-0645). No local, o atendimento da população em situação de rua será oferecido para quem for acolhido até as 21h de sábado (31 de julho).

No restante da cidade, também estão sendo oferecidas acomodações extras disponibilizadas por entidades como a Mitra Diocesana (por meio do Mensageiro da Caridade/Cáritas) e as paróquias Nossa Senhora das Dores, Catedral, Santo Antônio do Partenon, Santa Ana, São Carlos e Santa Teresinha, com a prefeitura destinando cobertores e colchões em caso de necessidade.