Sábado será de sol e Brechó Solidário no Bairro Ipanema

O grupo Ubuntu Zona Sul Porto Alegre comemora um ano de ações solidárias no Facebook promovendo um Brechó Solidário, Sábado, dia 24, das 11h às 16h30, no estacionamento da loja Rainbow Uniformes (Avenida Tramandaí, 49, Bairro Ipanema).

Roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros e outros produtos poderão ser adquiridos com dinheiro ou trocados por alimentos e produtos de higiene pessoal e para casa. Tudo o que for arrecadado com o brechó beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social. O pipoqueiro Moisés estará, a partir das 13h, vendendo pipoca doce e salgada no local. Outra atração, será o Papai Noel, a partir das 15h, acolhendo crianças de todas as idades e lembrando que o espírito natalino deve reinar o ano todo.

O grupo Ubuntu Zona Sul Porto Alegre foi criado para apoiar a comunidade divulgando gratuitamente empreendedores, pedidos de ajuda e realizando ações como o Brechó Solidário. Assim, o grupo pratica o que a palavra Ubuntu, de origem africana, significa: ela se refere a humanidade com os outros, a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade. O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1918-2013), líder do movimento contra o Apartheid (legislação que segregava os negros naquele país) recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela sua luta contra o regime de segregação racial.  Ele usava a palavra Ubuntu em seus discursos e ações e chegou a explicar o conceito:  “Ubuntu não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está a serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E, se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável.”

O Brechó Solidário foi pensado no conceito ubuntu. Um casaco de R$ 50,00, por exemplo, poderá ser adquirido com dinheiro ou trocado por cesta básica de alimentos ou de produtos de higiene. Leite, arroz, feijão, açúcar, sal, café, biscoitos, macarrão, farinhas de milho, trigo e mandioca, ovos, sardinha e outros enlatados são sugestões de alimentos para doação. Fraldas, lenço umedecido, absorvente higiênico, papel higiênico, creme e escova dental, xampu e sabonete adulto e infantil, sabão em barra e em pó, detergente, esponja e água sanitária são sugestões para quem quiser levar para trocar por peças do brechó. Importante cada um levar sua sacola para as compras.

Aproveite o dia lindo que a previsão do tempo está indicando e participe desta ação para ajudar quem mais precisa.

Siga o grupo, no Facebook, acessando UBUNTU Zona Sul Porto Alegre e, no Instagram, no @ubuntu.zonasulpoa.